23 de maio de 2008

Programação Cultural em Aracaju, de 26.05 a 01.06.2008





Sumário

1- CINEMA - Irina Palm

2 - Rua da Cultura

3 - CLUBE DO JAZZ - Aperipê FM, 104,90, todas as quartas!!!
3.1 - Aperipê patrocina novo documentário da série DOC TV
3.2 - Mena Barreto em EXPO no espaço Norcon

4- JAZZ!!! no CAPITÃO COOK: THIAGO VALADÃO TRIO

5 - SESC - o poeta, o Vinho e o Violão

5.1 - RENANTIQUE NO CULTART

5.2 - Seminário Reggae-Rastafarianismo-Liberdade

6 - Paulo Moura na praia de Atalaia

7 - SESC / SOFISE

8 - CHORINHO em Aracaju: onde ouvir e assistir!!!

9 - Festival de Danças Árabes no Teatro Atheneu - entrada franca 9.1 - Programação Eco Esportiva Peregrinos

10 - ORSSE apresenta Beethoven e Brahms

11 - em Itabaiana, NOITE ESPACIAL!!!.

12 - Semana do Cangaço

13 - Uma música: Elis Regina e Dom Salvador

14 - Uma poesia - É preciso não esquecer nada , C. Meireles


Durante a semana estarei atualizando a página...


AGENDA

da INFONET


CINEMA

Inglaterra/França/Bélgica/Luxemburgo/Alemanha, 2007. Direção de Sam Garbarski. Roteiro de Garbarski, Martin Herron e Philippe Blasband. 103 min, 14 anos.


até quinta-feira, 29.05, SESSÕES

segunda, 26.05




PROGRAMAÇÃO

(de sua página do Orkut)

CASACA DE COURO

CARLOS YAHOO (SP)

UMA RUMA

PASSARELA DO XADREZ

ONDE? NO MERCADO MUNICIPAL - CENTRO HISTÓRICO

QUE HORAS? A PARTIR DAS 18h00

*QUANTO? DE GRAÇA!!!


terça, 27.05

DOC TV SE

Aperipê patrocina novo documentário na série DOCTV


A produção audiovisual independente recebe mais um incentivo. A Fundação Aperipê, numa iniciativa inédita, financiará mais um contrato de co-produção, no valor de R$ 110 mil, [...]

notícia completa na página da ASN

(em: http://www.agencia.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=6905)


quarta, 28.05


CLUBE DO JAZZ
Aperipê FM, 104,90, todas as quartas,
Olá Amigos do Clube do Jazz, Nesta quarta-feira, 28 de maio, Clube do Jazz tem a honra de modestamente homenagear a maior estrela do Jazz atual: Wynton "Deus" Marsalis. Trompetista, compositor, maestro, professor e agitador cultural, Marsalis encarna o espírito do Jazz em toda sua tradição, atualizando-o constantemente. Hoje passearemos um pouco pela obra exuberante desse mestre prodígio.E mais, o guitarrista francês Sylvain Luc, o brasileiro e fera do momento Yamandu Costa, a lenda do baixo, Jaco Pastorius e o encontro inusitado de Dianne Reeves e Casandra Wilson cantando... Beatles. Pode? No CJ, pode! Imperdível!
Um abraço e até a noite.
Clube do Jazz, Aperipê FM, 104,90, todas as quartas, das 20 às 22h00
Ernesto Seidl


quinta, 29.05

mostra

Pinturas de Fantasia

de

Sônia Mena Barreto em EXPO no espaço Norcon

Espaço Cultural NORCON DECIDE, 29.05, a partir das 20h00

mais informações: no site da Fundação OVIÊDO TEIXEIRA



sexta, 30.05

Thiago Valadão - trio

Thiago Valadão; Fábio Oliveira; e Odílio Saminêz


Thiago Valadão (Guitarrista e Violonista)




Formado pelo conservatório Souza Lima (SP) e com a primeira etapa concluída do curso de música da faculdade internacional Souza Lima/Berklee, conveniada à Berklee College of Music( a mais renomada faculdade de música do mundo), o guitarrista e violonista sergipano Thiago Valadão enquanto se prepara para seguir seus estudos na Berklee (EUA), aproveita sua estada em Aracaju para agendar shows na capital sergipana, onde apresentará um repertório com muito jazz e música brasileira.







Durante a faculdade, participou de diversos workshops de músicos nacionais e internacionais tais como: Os guitarristas Kurt Rosenwinkel (um dos expoentes do jazz moderno), Mike Stern, Nelson Faria; os violonistas Romero Lubambo, Ulisses Rocha; o saxofonista David Liebman (Uma das lendas vivas do jazz) dentre vários outros.







Estudou com os seguintes guitarristas: Lupa Santiago, Nelson Faria, Djalma Lima, Jarbas Barbosa (da banda Mantiqueira), Douglas Fonseca e Fernando Baeta.







Participou de importantes eventos como o VII Festival de música de Ourinhos/SP, onde tocou com a big band do festival no teatro municipal de Ourinhos. Além disso, aproveitou a oportunidade para dar "canjas" pela cidade.







Odílio Saminêz (Baterista)




Odilio Saminêz, brasiliense,comecei meus estudos de bateria em 1999 com o professor César Borgato, paticipei do 21º e 22º festival de verão da escola de música de brasília, ministrado pelos professores:Claudio Infante,Renato massa e Carlos Bala, atuei em grupos de música instrumental e em bandas gospel e atualmente sou aluno do curso de licenciatura em música da universidade de Sergipe.







Fábio Oliveira: Baixista




Fabio Oliveira começou a tocar baixo elétrico aos 14 anos, quando formou junto com seu irmão baterista Rafael Jr. o Snooze, grupo de rock que fez história em Aracaju e a nível nacional também. Tocando, cantando e compondo material pra banda, Fabio gravou três discos entre 1998 e 2006 e tocou em quase todas capitais nordestinas, e também excursionou com o grupo em mais de uma oportunidade para shows em Goiânia, São Paulo (capital e interior) e Niterói (RJ).




Em março de 2004 Fabio mudou-se para São Paulo com o intuito de expandir os horizontes musicais. Estudando o instrumento e também Teoria e Percepção Musical no Conservatório Souza Lima, o músico teve contato com grandes professores como Carlos Ezequiel, Lupa Santiago, Gilberto de Syllus e Pollaco. No instrumento, fez dois anos de curso com Guto Brambilla e mais um ano com a lenda Sizão Machado. Além das apresentações semestrais com os grupos formados na escola, Fabio acompanhou duas cantoras de MPB em shows no Villagio Café em Mogi das Cruzes, e em 2006 gravou com um quarteto de jazz acompanhando a cantora Monique Maion, com temporada no Syndikat. Na área do rock, o baixista tocou e ajudou na pré-produção do cd da banda Maniva, e apresentou-se no SESC Pompéia (Projeto Prata da Casa) com o grupo O Incrível Mundo do Nada.




De volta a Aracaju em 2007, Fabio tem dado aulas de contrabaixo elétrico no Conservatório de Música de Sergipe, montou o quarteto de música instrumental Com_fusão e acompanha o guitarrista Thiago Valadão, também ex-aluno do Souza Lima em SP. Além de retomar os trabalhos com o Snooze, Fabio tocou com a cantora Patrícia Polayne no Verão Sergipe 2008 e mais recentemente integra a Cajuína Big Band e o trio Crove Horrorshow.




======= *







SESC - Centro








O poeta, o vinho e o violão
às 19h

Poetas homenageados:
Euelinton de Melo Campos
Henrique di Kallo
José Joaquim Gomes de Melo
Léa
Nal Soares
Apresentação musical:

Grupo instrumental Melódicos do Choro


======== *

CONJUNTO DE MÚSICA ANTIGA RENANTIQUE

...estará realizando um concerto especial em homenagem aos 40 anos da UFS na Pinacoteca do Cultart.

MAIS INFORMAÇÕES


* Dia: 30 (6ª)
* Horário: 20h
* Local: Pinacoteca do Cultart – Av. Ivo do Prado, 612
* Preço: Grátis

===========*


sábado, 31.05

Seminário Reggae-Rastafarianismo-Liberdade

31 de maio,

no Centro de Criatividade

No mês da morte de Bob Marley e da abolição da escravatura, a Associação Abaô de Arte-Educação e Cultura Negra vai discutir Reggae, Rastafarianismo e Liberdade. Uma discussão sobre o nascimento do reggae em Sergipe, o preconceito com a postura e estética rasta, o poder dos dreadlocks e os fundamentos desses dois movimentos que sofreram grande preconceito durante suas histórias. Sobre a luta também contra o modismo, o esteriótipo e a forma equivocada como muitas vezes é visto. Além da capoeira angola como arte que tanto tem em comum com a filosofia, valores e ambições do rastafarianismo e do reggae.Dia 31 de maio, no Centro de Criatividade, a partir das 15h, com vídeos, músicas, exposição e muito debate, será discutido como se ter liberdade sendo seguidor do rastafarianismo, do reggae e da capoeira. Um encontro para todos que sabem e precisam saber mais sobre esses movimentos, ou seja, sobre a liberdade.


domingo, o1.06



CHORINHO em Aracaju



Na rádio APERIPÊ,

AM - Programa Domingo no Clube,
Apresentado por Sérgio Thadeu, o programa, criado por seu pai há quase 22 anos, é uma verdadeira celebração ao Choro, buscando sempre apresentar novidades ou resgatar clássicos do fundo do baú. Um verdadeiro banquete pra quem gosta do ótimo Choro!
Vai ao ar todos os domingos das 7 às 9h00.
contato: sergio@formatopropaganda.com.br


FM -
Programa Choros e Canções
Apresentado por Ricardo Gama, o programa choros e canções vai ao ar na Aperipê FM sempre às 18h, de segunda à sexta.

contato: chorosecancoes@aperipe.se.gov.br

CHORINHO AO VIVO em Aracaju

Cantinho da Boemia (Vieira)


às sextas- feiras, a partir das 20h30
Av. João Ribeiro,1416 - Bairro Santo Antonio,
próximo à subida da ladeira.


Chorinho do Inácio

aos sábados, a partir das 16h00 e
domingos, a partir das 14h00
Rua Canadá, 343 - B. Novo Paraíso (é uma transversal da Rua Rio Grande do Sul).

====


No Parque da Cidade - Recanto do Chorinho

(domingo, a partir das 17h00)

====== *

Festival de Danças Árabes




Varrendo Com Arte

01 de junho no Tetro Atheneu às 18:00

(ENTRADA FRANCA)

O Festival marca o encerramento de mais uma etapa do projeto Varrendo Com Arte, uma iniciativa da Sociedade Ecoar em parceria com a Universidade Federal de Sergipe que oferece aulas de Dança do Ventre gratuitas, ministradas pela bailarina e professora Maíra Magno, às agentes de limpesa pública de Aracaju - Margaridas, e neste módulo, também à Casa da Doméstica, orgão da arquidiocese de Sergipe filiado ao sindicato das empregadas domésticas do estado. O festival contará coma presença de bailarinas e grupos de 6 estados distintos, entre eles Bahia, Alagoas, Pernanbuco, Paraíba, Maranhão e São Paulo, alem da presença de Maíra Magno e sua Cia de danças Árabes, todos unidos em nome da inclusão social e construção da cidadania.

============= *


Programação Eco Esportiva Peregrinos


Todas asTerças Feiras - Pedalada noturna -
Mirante da 13 de Julho com saída às 20 horas-
Uso imprescindível e obrigatório do capacete.
Passeio GRATUITO ( apoio da SMTT, carro de apoio e monitores treinados).

Domingo – 01 de Junho
Pedalada até a Lagoa Redonda - R$35,00 -
Incluso Monitores treinados, carro de apoio e frutas para os participantes.

Domingo – 08 de Junho -
Rappel na Serra de Itabaiana R$35,00 -
Incluso: Monitores treinados, prática de rappel, banhos de cachoeira e muita diversão
14 metros de descidas com toda segurança
Dúvidas : rappelperegrinos@hotmail.com

AGUARDEM:

II Seminário Sergipano de Energias Renováveis


mais -

05 junho, quinta,

no SESC -Centro

Projeto Café Cultural
Vinil: Ontem e hoje
Data: 05/06/2008 Horário: 18h
Local: Galeria de Arte


===

Instituto Vorantim comemora 90 anos com o show dirigido por Paulo Moura

Homenagem a Tom Jobim: Afro-Bossa Nova é o nome da série de shows que Paulo Moura e Armandinho irão levar a 16 capitais brasileiras marcando os 90 do Grupo Votorantim. Confira as datas de maio e junho. O local do evento, sempre em praça pública e grátis, será divulgado pela mídia de cada cidade.

em Aracaju, dia 05.06, na orla de Atalaia
do site: http://www.paulomoura.com/

====== *

ORSSE - Orquestra Sinfônica de Sergipe

no TEATRO TOBIAS BARRETO
20h30


ROBERTO TIBIRIÇÁ, regente
DANIEL GUEDES, violino
Johannes BRAHMS - Abertura Festival Acadêmico
Johannes BRAHMS - Concerto para violino e orquestra, em ré maior op. 71
Ludwig van BEETHOVEN - Sinfonia nº6, “Pastoral”


===== *


NOITE ESPACIAL EM ITABAIANA!



Com as bandas:

Leprechauns (Aracaju)

Urublues (Itabaiana)

The Baggios (São Cristovão)

Seu Lito (Itabaiana)

Local: Assossiação Atlética de Itabaiana Data: 07/06/2008 Preço: R$ 5,00

Vai ser massa!!!

Maiores informações procure na comunidade "Noite Espacial" no Orkut


======= *


Auditório do SESC Centro
Projeto Sexta Clássica em parceria com a SOFISE
Data: 06/06/2008
Horário: 19h

===== *


No dia 28 de julho de 2008 estará completando 70 anos da morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros. Dentre outras atividades, a OSCIP Sociedade do Cangaço está realizando este ano a I Semana do Cangaço, que será aberta em Aracaju/SE no dia 4 de junho, em comemoração a data de aniversário de nascimento de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião.

Com o tema Encontre-se com a história, a Semana tem o objetivo de despertar o interesse pelo Cangaço como movimento de cunho social que estabelece características da identidade cultural do Nordeste. Durante três dias serão realizadas oficinas, mesas redondas, palestras, apresentações culturais e exposições. O evento tende a discutir os acontecimentos que construíram a história do Cangaço e que ainda hoje fazem parte das experiências socioculturais do brasileiro.

MAIS informações: http://www.semanadocangaco.blogspot.com/


====== *

uma Música






Elis Regina & Dom Salvador


http://www.youtube.com/watch?v=80sNe90sNqs


- 13 -


uma poesia

Cecília Meireles
É preciso não esquecer nada


É preciso não esquecer nada:
nem a torneira aberta nem o fogo aceso,
nem o sorriso para os infelizes
nem a oração de cada instante.

É preciso não esquecer
de ver a nova borboleta nem o céu de sempre.

O que é preciso é esquecer o nosso rosto,
o nosso nome, o som da nossa voz, o ritmo do nosso pulso.

O que é preciso esquecer é o dia carregado de atos,
a idéia de recompensa e de glória.

O que é preciso é ser como se já não fôssemos,
vigiados pelos próprios olhos
severos conosco, pois o resto não nos pertence.


(1962)

Nenhum comentário:

Postar um comentário