18 de junho de 2012

Arte e Cultura em Aracaju, de 18 a 24 de junho de 2012


poesia

de Jeová Santana


SP, 2018
Me aproximei devagar e fui recebido por aquele sorriso que não me sai da memória. Fiz sinal de que estava tudo bem. Ela moveu um pouco os lábios, sobre os quais imaginei os beijos mais doidos. Catei umas palavras. Segurei sua mão e pensei no bem enorme que me faria um carinho nessa minha crosta. Tinha me aproximado o mais que pude de sua orelha. Afastei seus cabelos tão bonitos pra dizer: segura a onda, respira fundo, fica comigo esta noite. Você é a primeira mulher que me sorri desse jeito nos dez anos em que picoto os restos dos meus sonhos nessa cidade maluca. Tirei uns vidros moídos dentre suas pernas. Uns cd´s destroçados no piso. E o perfume, meu pai! Aos poucos, ela foi se esvaindo. Já nada mais podia ser feito. Por ter sido num cruzamento, rapidinho se formara uma fila de uns doze milhões. Os sons. As fúrias.
   
(São Paulo, 7.3.2008)

-


fonte: http://www.cronopios.com.br/site/prosa.asp?id=3995




==



Todas as segundas das 21 às 22h00, na Aperipê FM 104,9


A Cena Sergipana tem seu espaço na 104,9. Os ritmos e estilos de Sergipe estão na 

programação do REDE LOCAL. Histórias das canções, notícias dos bastidores, entrevistas, 

agenda, conexões culturais e muita música.


Apresentação: André Teixeira 


Produção: Alex Sant'Anna

Consultoria: Henrique Teles, Deilson Pessoa e Alisson Couto



==


Confiram as novidades no



Sebo Virtual da 

Lojinha dos Discos


'Julie is her name', disco importante para Roberto Menescal e o Eumir Deodato,
além de boa parte da turma da bossa nova. Não tanto pela bela voz da Julie London,
e sim pelo guitarrista Barney Kessel, que ensinou a muitos desses meninos.

programação completa...



Segunda, 18


Rua da Cultura da uma pausa 
para os festejos juninos. 

Logo após retornará com todas as atividades culturais.



Mais informações: 3042-3878


Outras informações

Acesse
 http://www.casaruadacultura.com/


==


Terça, 19







==





Festival Cinema pela Verdade | Sessão Especial em parceria com o Npd Orlando Vieira Aracaju

Será exibido em primeira mão o criativo, original e emocionante documentário "Uma Longa Viagem", da diretora Lúcia Murat. Premiado no Festival de Paulínia (pela crítica) e Gramado (Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte, Prêmio do Júri Popular e Prêmio Estudantil). 

Na oportunidade também será exibido o curta documental "Soberano" da diretora Ana Paula Orlandi e Kiko Molica em homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach que nos deixou recentemente - proposta bacana do NPD - Orlando Vieira.

Onde? Auditório Padre Arnóbio de Melo (Bloco D) no Campus Farolândia
Quando? Dia 19 de junho (terça) às 19h

----------------
O Festival Cinema pela Verdade é uma iniciativa do Instituto Cultura em Movimento em parceria com a Comissão de Anistia e Ministério da Justiça. Em Aracaju, conta com a providencial parceria do Centro Acadêmico de Direito da UNIT e do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.







==



Quarta, 20



Imperdível!

Acompanhem o programa ao vivo pela Internet em:
http://aperipe.swapi.uni5.net/


Acessem também o Blog do CJ em


Clube do Jazz, Aperipê FM, 104,9, 4ª 20h
Grande abraço e até a noite,
Ernesto Seidl


==

com o
Saulinho, Alejandro, Rafael e Robson

Toda quarta das 21h a 00h



no restaurante

endereço


Rua Dr Bezerra de Menezes 102, Atalaia
Reserve a sua mesa pelo fone (79) 3255-2376

Couvert individual R$ 5




==


Quinta, 21


Maestro Helder Trefzger participa da Série Sons da Catedral com a ORSSE

Na próxima quinta-feira, dia 21 de junho, às 19h, a Catedral Metropolitana de Aracaju receberá a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do maestro convidado Helder Trefzger. Será um momento especial para a sociedade sergipana, pois, para esta segunda edição da série "Sons da Catedral", o grupo apresentará, de forma inédita, o "Bolero", do compositor francês Maurice Ravel. Completam o programa obras de Nielsen, Dvorak e Berlioz. A entrada é franca, e o concerto possui o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e da Arquidiocese de Aracaju. 


Com a realização da Secretaria de Estado da Cultura, sob a direção artística de Guilherme Mannis,e patrocínio do Banese e Instituto Banese, a Orquestra Sinfônica de Sergipe vem diversificando sua atuação e marca presença no cotidiano do público sergipano, trazendo novidades como este concerto, com músicas executadas pela primeira vez no Estado de Sergipe. "Ampliamos o repertório da orquestra e trazemos ao nosso público um número cada vez maior de composições, para que todos tenham a oportunidade de permanecer cada vez mais em contato com repertórios das mais variadas épocas e estilos", ressalta Mannis.

O  Bolero

Composto em 1928 como uma peça musical de um único movimento e com inspiração espanhola, o Boléro, do compositor francês Maurice Ravel (1875-1937) é uma das obras clássicas mais famosas, tanto por sua conhecida melodia, por diversas vezes repetida, quanto pelo caráter da obra: uma aula de orquestração. Diferentes timbres da orquestra são utilizados de forma crescente, conferindo à obra um brilho peculiar. O próprio compositor ficou perplexo com a enorme aceitação do Boléro, que rapidamente tornou-se uma das peças mais apresentadas e gravadas da história da música.

Sobre o maestro: Atual diretor artístico e maestro titular da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, o maestro HELDER TREFZGER estudou em algumas das principais universidades brasileiras, como a UFRJ, a UFMG e a UnB e teve aulas complementares com professores de renomadas instituições de ensino musical, como o Conservatório de Moscou, a Manhattan School of Music, e a Arts Academy - Istituzione Sinfonica di Roma. É Mestre em Música (Regência – Práticas Interpretativas) e Bacharel em Música – Regência.

Teve como principais professores o maestro e compositor Cláudio Santoro, além dos maestros David Machado, de quem foi assistente e Roberto Duarte. Outros professores importantes na sua formação musical foram: Gerald Kegelmann, Igor Bezrodny, Francesco La Vecchia, Ivan Kojuharov, Oleh Krysa, Ernani Aguiar, Emilio de Cesar, Oiliam Lanna, Alberto Jaffé e Edson Queiroz de Andrade.

Já dirigiu, como maestro convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e as orquestras sinfônicas de Porto Alegre, Minas Gerais, Sergipe, Mato Grosso, Brasília e Paraíba, além da Orquestra Sinfônica da UFRJ e da Orquestra Filarmônica Nova (MG), dentre outras. Dirigiu ainda a Orquestra Artave (Portugal), a Sinfônica Nacional da Bolívia, a New World Young Orchestra (Brasil, Itália e Bulgária) e a Orquestra Sinfônica de Bourgas (Bulgária). Em Portugal realizou um concerto com a Orquestra Filarmonia de Gaia, na cidade do Porto e, na Itália, dirigiu duas apresentações à frente da Orchestra Sinfonica di Roma, no Auditório della Conciliazione (Vaticano).

Gravou, com a Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo, a trilha sonora do filme Lamarca, de Sérgio Rezende, música de David Tygel e o CD "Melodiário", com músicas do compositor Jaceguay Lins.

Recebeu o Título de Cidadão Vitoriense, outorgado pela Câmara Municipal de Vitória em 2001 e o Título de Cidadão Espírito-Santense, concedido pela Assembléia Legislativa em 2004 além de diversas comendas, medalhas de mérito cultural, votos de congratulações e honra ao mérito.

É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Letras e Música do Brasil – ALMUB, onde ocupa a cadeira de número 10, com a patronímica de Carlos Gomes.

Ficha técnica:


Orquestra Sinfônica de Sergipe
Sons da Catedral II
Regência: Helder Trefzger
Local: Catedral Metropolitana de Aracaju
21 de junho de 2012, quinta-feira, 19h
Entrada Franca.

Hector BERLIOZ
Abertura Carnaval Romano
Carl NIELSEN
Abertura Helios, op.17
Antonin DVORAK
Suíte Tcheca
Maurice RAVEL
Bolero


==


A programação do Tio Maneco




(via Fabio Oliveira) - Seis anos após a primeira demo-tape, de 1995, e já estabelecida como um "power-trio" (Fabinho-Daniel-Rafael) à época do primeiro CD "waking up... waking down" (1998), o som do Snooze ganhou novas cores em 2001 com a entrada de Clínio Junior na segunda guitarra. Junto aos irmãos Oliveira e Mauro Spaceboy (que havia substituído Daniel), eles forjaram o som definitivo para o grupo, registrado no álbum "Let My Head Blow Up" (2002), favorito de uma geração de seguidores da banda.
Hoje em dia, de volta à formação de trio, com Luiz Oliva (na banda desde 2007), o Snooze receberá novamente Clínio Junior para envenenar as guitarradas com muito 'noise' e experimentação.
Na oportunidade o grupo lançará oficialmente na capital o disco Tributo ao Second Come, com bandas como Pelvs, The Cigarettes, Supercordas e Loomer. O Cd estará à venda por 10,00, assim como as últimas cópias do disco "Snooze", lançado em 2006 (15,00).

Abrindo a noite, 'Os Adolescente de Vovó' (uma brincadeira com a tradução do nome Teenage Fanclub) apresenta clássicos da banda escocesa, uma das grandes influências do Snooze. Pode-se considerar um projeto paralelo da banda, que conta com Fabinho, Clínio, seu irmão Kiko e Rafael.

Antes, entre as bandas e até o término da noite, Clinio também ataca de DJ, with a little help from some friends.

Precisa mesmo dizer que é imperdível?

Até lá.

Serviço:
Snooze (quarteto) + Os Adolescente de Vovó (TFC Cover) + DJs
5,00 (individual); 40,00 (mesa)
Horário: 21h


==







Todas as Quintas o cantor Dan Young se apresenta no Salato E Caramelle junto com Olivier no contrabaixo a partir das 20h30 ! Momento de baladas eternas, sucessos de Elvis Presley, Johnny Rivers, Trini Lopez entre outros!! Vale a pena conferir !!
Couvert artistico - R$ 3,5
0

DAN YOUNG, cantor francês especializado em baladas, blues e clássicos da canção Norte Americana, no esquema de voz e violão.
Se você tem saudades das musicas de Elvis Presley em inicio de carreira, musicas dos seus filmes, baladas de Johnny Rivers, canções de Trini Lopez, os famoso classicos da canção norte Americana venha curtir conosco músicas como CALL ME, STRANGERS IN THE NIGHT, ROUTE 66, SMILE, EVERYBODY LOVES SOMEBODY, RAINY NIGHT IN GEORGIA, YOU DON'T KNOW ME, LOVING YOU, WELCOME TO MY WORLD, ALWAYS ON MY MIND entre outras.

Conheça um pouco mais sobre o artista DAN YOUNG


SITE
http://dan-young-br.yolasite.com/

FACEBOOK
https://www.facebook.com/groups/danyoung.thepards/doc/126901660737811/

YOUTUBE

ROUTE 66 - http://youtu.be/uPmY04Jchq4
GOOD ROCKING TONIGHT - http://youtu.be/c8RA_YwU6Bc
STEAMROLLER BLUES - http://youtu.be/BDzJzdofr_8
SAN ANTONIO ROSE - http://youtu.be/xkFNdUZ8_bA
 


==






Hoje tem Confraria do Jazz no Armazém Mediterrâneo (antigo Teimonde, antes da Passarela do Caranguejo). E tem uma surpresa boa, gravaremos um dvd promocional e sua presença será mais que necessária para que o resultado final seja o melhor possível. 


Compareça e se delicie com as coisas boas que a música nos proporciona. O som começa às 21:30 e vai até as 00:30, dá para ir e trabalhar na sexta de boa... 


Até mais tarde! 





== 




O Chileno Gonzalo de Santiago toca e canta Bossa Nova e muito mais a partir das 21h00 no Restaurante do Armazem Bacco.

Couvert artistico - R$ 5

Rua Celso Oliva, 77 - Praia 13 de Julho
Aracaju - Sergipe - Brasil
(79)3246-4585



==










==


Sexta, 22



Clássicos ao piano com Manuel Vieira Jr.



O pianista Manoel Vieira Jr. toca classicos em seu teclado a partir das 21hs no Restaurante 


Armazem Bacco. 



Couvert artistico - R$ 5



==


Sábado 23






O argentino Alejandro Habib toca classicos em seu sax a partir das 21h00 no Restaurante do Armazem Bacco. 

Couvert artistico - R$ 5


==



AGENDA
do
CHORO


Indicamos onde você pode encontrar chorinho ao vivo ou ao rádio, em Aracaju. Quem souber de alterações ou de novos lugares, grupos ou programas, por favor me informe. A intenção é fomentar público para esse gênero musical que quanto mais ouço mais aprecio.

André Teixeira


Renovação do Choro
Bar Chorinho do Inácio


sábados e domingos, 16 às 21h00

ONDE: Rua Canadá, 343 - B. Novo Paraíso (é uma transversal da Rua Rio Grande do Sul, próximo à COHIDRO).


Contato: Inácio 79 9136-1803

Couvert R$ 4,00


=


Regional Recanto do Chorinho




Bar Recanto do Chorinho


Chorinho aos sábados e domingos



Sábado -- 15 às 18h


Domingos -- das 17 às 20h00 (PONTUALMENTE) Das 20h30 até 00h00 tem o som da Lenny Hall - música romântica)


Além da boa música, a casa serve bebidas, refeições e petiscos para todos os gostos. Fica localizado no Parque da Cidade. Veja algumas fotos do Parque.


Convert R$ 10,00

==




APERIPÊ AM




CHORINHO NAS RÁDIOS




Apresentado por Sérgio Thadeu, o programa, criado por seu pai em setembro de 1985, é uma verdadeira celebração ao Choro, buscando sempre apresentar novidades ou resgatar clássicos do fundo do baú. Um verdadeiro banquete pra quem gosta do ótimo Choro! Vai ao ar todos os domingos das 7 às 9h00




Contato: Sérgio Tadeu




domingonoclube@gmail.com


=


APERIPÊ FM - Programa Choros e Canções,




Apresentado por Ricardo Gama, o programa choros e canções vai ao ar na Aperipê FM sempre às 18h, de segunda à sexta.





Contato: chorosecancoes@aperipe.se.gov.br


==


Domingo, 17




==





Próximas atividades culturais... 





O SESC abriu inscrições para o Ciclo de Fotografia: Teoria, Técnica e Poética, que tem como base teórica o trabalho do fotógrafo Henri Cartier-Bresson, no qual diz que fotografar é alinhar a mente, o olho e o coração.

Dividido em cinco módulos independentes, o curso acontece nas instalações do SESC entre os meses de março a junho deste ano e objetiva ampliar o raio de visão e ação dos fotógrafos amadores ou profissionais, sob o auxílio e orientação da fotógrafa Renata Voss e da pesquisadora de poéticas fotográficas Ana Carolina.

Renata Voss é fotógrafa e mestranda em Artes Visuais em Processos Criativos pela Universidade Federal da Bahia, já Ana Carolina pesquisa poéticas fotográficas e é doutoranda em Comunicação Social, na linha de Pragmáticas da Imagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.

PRÓXIMO MÓDULO

FOTOGRAFIAS EM SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS: De 23 a 27 de julho, das 19 às 22h. Ministrantes: Ana Carolina Lima Santos e Renata Voss Chagas. Proposta: Nesse módulo, os alunos serão apresentados à multiplicidade do universo fotográfico a partir da imersão nas obras de grandes fotógrafos, em torno das quais se discutirão as diferentes abordagens da fotografia como forma expressiva dentro das mais diversas áreas, como a fotografia publicitária, jornalística, documental e artística (com foco em projetos autorais). Serão enfatizadas, nesse sentido, as dimensões teóricas, técnicas, comunicacionais e criativas do trabalho do fotógrafo na contemporaneidade.


Observação:
O investimento por módulo
Comerciário é R$ 25,00
Conveniado é R$30,00
Usuário é R$40,00.

Informações e inscrições 3216-2727 ou através do site www.sesc-se.com.br | ciclodefotografia.wordpress.com

Atenciosamente,
Cultura SESC


==


Orquestra de Cordas Vale do Cotinguiba 

no Shopping Riomar



Desde sua formação, a Orquestra de Cordas Vale do Cotinguiba (OCVC) se propôs a ser um projeto de natureza educacional, cultural e de desenvolvimento social que proporciona aos adolescentes e jovens da cidade de Nossa Senhora do Socorro o ensino da música e o exercício da sociabilidade.

Surgida a partir de uma vontade pessoal dos dirigentes da Cerâmica Escurial e idealizada e dirigida desde o começo pelo Maestro Ion Bressan, a OCVC, ainda em 2009 recebeu o apoio do Serviço Social do Comércio – Sesc Sergipe para abrigar as aulas e ensaios na Unidade Socorro.

O Projeto Música em Pauta tem como objetivo promover a música de concerto em locais diversos, atingindo um público espontâneo, muitos deles sem o hábito de ir a teatros para apresentações. É desta forma que a Orquestra Vale do Cotinguiba terá mensalmente até o final do ano uma apresentação em lugares públicos, de fácil acesso para o ouvinte.

Música em Pauta
Praça Central do Shopping Riomar, 17h
Realização: Sesc Sergipe
Apoio: Shopping Riomar

Orquestra de Cordas Vale do Cotinguiba
Direção artística: Ion Bressan

PROGRAMA

Libertango (Astor Piazzola)
Dança Nordestina (Ion Bressan)
Quatro Momentos Movimentos I e II (Ernani Aguiar)
Sequência - Luiz Gonzaga
Feira de Mangaio (Sivuca)
Piratas do Caribe (K. Badelt)



== 








Cansei de ser TOP #4 é dia 30 de Junho no Cultiva.

Portanto arrie a fivela, descole um Look xadrez e se prepare para o nosso Arraial Hitech quente que nem fogueira de São João.

E como nós é caipira, mas num é bobo, forró baum num vai fartá, pois tem banda Naurêa pra gente dançá.

Nós também sabe que a noite é cumprida e vai tá todo mundo na pilha, por isso os cumpadre Djs Budah Moderno, Demectron (BA), Muv (BA) e Xandek (AL) comandam a pista até o sol raiÁh.

Tá achando poco, abestado?

Então toma 2h de Licor FREE pra tu ficar arretado!

E se a fome batê tem comida típica por nossa conta. Portanto se avexe logo pra comprar o seu ingresso, antes que tu fique de fora com cara de pamonha.

www.facebook.com/canseidesertop

Ingressos à venda na Freaks Shopping Jardins (em frente à Vivara).





==










==


em Nossa Senhora da Glória,






==






==





Poe-mails ou poemeio




Este livro nasceu da mesma forma que os poemas que lhe dão corpo & alma: do acaso do olhar encontrar e tentar registrar o belo com essa máquina de fotografar sentimento que é a linguagem. Utilizei como processo de escrita não ter um processo de escrita. O norte maior foi sempre o sentir dessa relação com a provocante Beleza, onde quer que Ela se manifestasse: numa palavra ou comentário, numa pintura ou foto, numa música, no silêncio ou até mesmo no vazio pós tudo. Foi escrito entre os anos de 2007 e 2010, utilizando como suporte o meio ambiente digital.


LEIA MAIS AQUI]



[AQUI, entrevista concedida ao jornalista Rian Santos em seu blog Spleen e Charutos,sobre o livro 'poe-mails']



O livro está registrado sob licença Creative Commons 3.0. Significa que ele pode ser copiado e distribuído desde que sem finalidade comercial. Além disso pode ser modificado e redistribuído.

Saiba mais em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/legalcode

Nenhum comentário:

Postar um comentário