29 de janeiro de 2013

Arte e Cultura em Aracaju - de 29 de janeiro a 04 de fevereiro

poesia


Cacau Farias

Insone

Insones versos
Da inquietação
Do desespero
Nas letras vermelhas
Escritas no espelho
Rabiscado por ausência
Do bloco de notas
Antes, que morta
Dessa sobrevida vivida
Vívida de prazeres
De que não me vali.

Desloco o provérbio
No colóquio que resolva,
Mesmo redundante
Rodeando os seios
Da menina
Que descabida - mente
Desvalida
De todo o meu sentir
Ainda sim provoca
Insônia desmedida

Enquanto o solfejo sôfrego
Macio e remoto
Aperta úmido
Ecoa nos tímpanos
Do amanhecer
Leviano.


--

Fonte: http://www.oniricotrago.blogspot.com.br/

--



A atividade da semana da disciplina 'Tópicos Especiais em Jornalismo On-line' consiste em ler o capítulo 4 do livro "Jornalismo 2.0 - como crescer e prosperar", e realizar uma entrevista com o tema "Quais os pré-requisitos para ser um jornalista hoje".

Residindo e trabalhando em Montreal, a jornalista Júlia da Escóssia* concedeu via Facebook a breve entrevista que segue abaixo:

André Teixeira: com o advento das novas tecnologias comunicacionais, quais os pré-requisitos para ser um bom jornalista?
Foto: André Borin
Julia da Escóssia:  Acho que o jornalista de hoje, para ser um bom jornalista tem que não só saber dos fundamentos e do conceito da teoria da comunicação, mas precisa "evoluir" com as mudanças tecnologicas. Essas mudanças fazem parte do "evolução" do próprio jornalismo e nos, como jornalistas, temos que tentar acompanha-la. 

AT: Qual a melhor forma de acompanhar essa evolução?

JE: Uma forma de fazer isso, é estudar os novos conceitos de interatividade e de praticas hibridas, como a presença de videos, fotos ou sons em jornais online.



AT: As novas tecnologias da informação associadas ao jornalismo sobrecarregam o profissional da área?

JE: Não acredito que essas novas tecnologia sobrecarreguem os jornalistas, pois em geral são fáceis de ser usadas.  Quando entra alguma parte de programação, mais difícil , geralmente são outros profissionais que a fazem. É quase como dizer que passar da máquina de escrever para o computador pudesse sobrecarregar o "novo" jornalista. As mudanças vem e temos que tentar segui-las... mas isso nem sempre significa muito mais trabalho. De vez em quando é até o contrario, muitas das novas ferramentas são criadas com intuito de facilitar a comunicação. Claro que entendo que toda mudança merece um esforço maior de cada um.


AT: O quanto isso pode afetar o produto final: a notícia.


JE: A noticia é criada pelo jornalista e não pela ferramenta, então acredito que isso não altere o produto final. Temos vários exemplos de ótimos jornalista ou colunistas que publicam suas notícias,  impressas ou online, e tem excelentes textos. Como disse antes, essas ferramentas podem tanto facilitar a criação da noticia como a difusão da mesma. Para finalizar, se não fossem elas (as novas tecnologias) você não teria como fazer essa entrevista, por exemplo (risos)


(fim da entrevista)

Ainda no ambiente do Facebook, postei a seguinte pergunta: Aos jornalistas de plantão: "Quais os pré-requisitos para ser um jornalista hoje". Dentre respostas apuradas - entre gracejos de amigos e dicas 

Denise Somera, formada em Comunicação Social pela UNOPAR, respondeu: "Acho que o jornalista tem que sempre ser curioso e destemido. Lembrar que 'está no tapete vermelho, mas à trabalho'. Questionar o óbvio e voltar para a redação com todas as questões sanadas (tive uma professora que dizia que o melhor repórter é o considerado 'burro', que pergunta tudo, para não voltar com dúvidas). Tem que ter ética, lembrar dos interesses de terceiros e não ser um deslumbrado diante de presentes e favores. (se quer ter as regalias de um advogado, estude para tal. se quer ganhar como um empresário, seja um. agora receber para contemplar um ou outro é falta de compromisso com o seu leitor). Enfim, são muitas as qualidades necessárias.".

Foram considerações que não levaram em conta os novos ambientes e fazeres jornalísticos ante o paradigma da convergência midiática, mas são qualidades que independem da tecnologia usada para fazer, efetivamente, o jornalismo, independente da tecnologia utilizada para tal. 

--
*Julia da Escóssia concluiu o curso de jornalismo pela UFRJ e aguarda para março o resultado da sua postulação para o mestrado.


==

novidade na

LOJINHA dos DISCOS


MANGABEIRA JAZZ é um grupo instrumental formado em Sergipe pelo trompetista J. Gentil, que reúne Moisés Santos no trombone, Davysson Lima no sax tenor; Igor Gnomo na guitarras; Fábio Cavalieri no baixo; Ítalo Neno nos teclados e Arnaldo Silva na bateria.

Quer saber mais?!


==


TODOS OS SÁBADOS, DAS 9 ÀS 10 DA NOITE

A cena musical sergipana tem seu espaço na 104.9! Os ritmos e estilos de Sergipe estão na programação do REDE LOCAL: Histórias das canções, notícias dos bastidores, entrevistas, agenda, conexões culturais e muita música. Apresentação e produção André Teixeira 



==



Catálogo da Música de Sergipe - 2013


Está no ar o Portal da pesquisa "Economia Política da Música em Sergipe". Nele, estão disponíveis informações sobre os objetivos, andamentos e resultados alcançados até o momento pelo projeto, incluindo-se a versão on line do Catálogo da Música de Sergipe. 

A partir de 30 de janeiro, o auto cadastro estará disponível. 

O Catálogo contém sete categorias: artistas (solo/banda); entidades, grupos e organizações; empresas e fornecedores; escolas e profissionais de ensino; festivais e casas de show; produtores, e; profissionais e técnicos.

A página ainda passa por uma fase de ajustes!

Por enquanto, sua visita, como suas críticas e observações serão bem vindas!




programação completa...



Terça,29


TERÇA POPULAR BRASILEIRA acontece no TIO MANECO


Terça Popular Brasileira

Com 13 anos de carreira musical, iniciada na cidade de Caratinga Minas Gerais, em seus bares e projetos musicais, a cantora mineira Ronise Ramos, se destaca no cenário musical sergipano há seis anos, com sua bagagem musical e cultural, mostrando força e dedicação em seu repertório eclético. Na banda Severina, como vocalista há 5 anos, tem demonstrado vivacidade e reverência à música popular brasileira (em suas diversas facetas).

Seu repertório do projeto solo, (voz e violão) vai desde a nata da MPB, afinando pela Bossa Nova, pop rock, Samba-Rock, partindo para um bom Forrózinho pé-de-serra e o Reggae, dando o seu tom inigualável as canções que interpreta!

Eis para todos vocês essa mineira arretada: “Ronise Ramos”. Uma sergipana de coração. Encantando os nossos olhos e ouvidos com suas fascinantes interpretações

by http://www.agendaju.com/mpb/107-ronise-ramos

20h / R$3



==

Quarta, 30

Dezenhando Sonhos

Espetáculo de Dança do Ventre, Cigana e Flamenca em comemoração ao aniversário de dez anos do Portal Hanna Belly que será apresentado nos dias 30 e 31 de janeiro no Teatro Tobias Barreto. 

Maiores informações 3043-2822 (das 15 às 21h).



==

Quinta, 31



FERRARO TRIO & CONVIDADOS – Tio Maneco, 31/01




O Ferraro Trio é um grupo instrumental sergipano formado em 2009 com influências de soul music, rock e jazz. Seus integrantes são alunos de Música na Universidade Federal de Sergipe e ativos no mercado musical local há muitos anos: Saulo Ferreira (Guitarra), Robson Souza (Baixo) e Rafael Jr. (Bateria).

Em 3 anos de atividade lançaram dois EPs e um DVD, participaram de editais (Funcaju, Secult, Fundação Aperipê e Funarte/Minc) e tocaram em festivais e eventos como Verão Sergipe, Projeto Verão, Projeto Freguesia, Orla Pôr do Sol, Mostra de Música Instrumental do Sesc, Feira da Música de Fortaleza/CE, Feira Música Brasil (MG), Festival BNB de Música Instrumental (PB e CE), Simpósio de Educação Musical da UFS, Mangaba Instrumental, entre muitos outros.

O primeiro show do Ferraro Trio em 2013 acontecerá no Tio Maneco Botequices, próxima quinta (31/01), às 21h. O show contará com convidados especiais e repertório que inclui, além do material autoral do grupo, versões para artistas que influenciaram a banda, a exemplo de Stevie Wonder, Jimi Hendrix, The Meters, Wilson Simonal, Soulive, James Brown, Tower of Power, Ray Charles, etc.

FERRARO TRIO & CONVIDADOS (James Bertisch/Teclados, Henrique Teles/Voz e Alejandro Habib/Sax)
QUANDO: 31/01 (Quinta)
ONDE: Tio Maneco
QUANTO: Couvert de 5 Reais
QUE HORAS: 21h



==



GUITARRA SOLIDÁRIA

Vamos ajudar o Grupo de Apoio à Criança com Câncer?

Ao contribuir com a campanha, além de estar ajudando muitas crianças, você estará concorrendo a esta Guitarra Elifas Santana Stratocaster!

Para doar, o número é (79) 3042-9171. O responsável pela ação é Danilo Barreto. Todo o dinheiro será destinado a GACC.

Participem e compartilhem!


===============================================

REGRAS PARA PARTICIPAR DO SORTEIO DA GUITARRA!!! (OUTROS ESTADOS)


1. Efetuar depósito e/ou transferência (R$ 10,00 reais) e encaminhar o comprovante para o e-mail: contato@grupoprimeconsultoria.com.br
2. Dados para pagamento: Caixa Econômica Ag: 1500 / Conta Poupança: 00072981-0 Favorecido: Danilo Menezes Barreto - CPF 013.718.625-83.
3. Colocar no email: Nome completo / Telefone para contato e Cidade.
4. Após o pagamento, o participante receberá um e-mail, informando que a mesma foi efetivada e receberá um CUPOM com a numeração correspondente ao Sorteio. Caso isso não aconteça dentro de uma semana, favor ligar para (79) 3042-9171. 
5. O sorteio está previsto para acontecer em novembro ao VIVO na TV Sergipe (Filiada da Rede Globo), e o número sorteado estará no site do GACC. http://gacc-se.org.br/
6. O vencedor da promoção deverá entrar em contato e comprovar via email, revelando a sua numeração.



BOA SORTE!


==

 Tio Maneco apresenta:



==


despedida no CAPITÃO COOK




O baixista Rafael Findans se desligará temporariamente da Cabedal.
E resolvemos fazer uma festa de despedida relâmpago daquele jeito massa.

Cabedal apresenta: Ensaio Aberto.
Nesta quinta (31/01), às 20:30h, no Capitão Cook.
5 reais.

Arte carinhosa do amigo



==


ÚLTIMA SEMANA...

NA CASA RUA DA CULTURA



==


Sexta, 1º de fevereiro


Clássicos ao piano com Manuel Vieira Jr.



O pianista Manoel Vieira Jr. toca classicos em seu teclado a partir das 21h

Local: Restaurante Armazem Bacco. 



Couvert artistico - R$ 5


==

sexta e sábado acontece o 


Gilberto Gil
Zeca Baleiro
Ato Libertário
Coutto Orchestra de Cabeça
Plástico Lunar 
&
Heitor Mendonça

e no show da Coutto Orchestra de Cabeça vai rolar a participação da NaurÊa, A Banda dos Corações Partidos e Elvis Boamorte. A mistura da música Sergipana fazendo parte dessa festa de ritmos e cores.
==


Sábado, 2


dias 2 e 3 acontece o 

FESTIVAL REGIONAL DE MÚSICA AFRO DESCENDENTE


Na cidade de Brejo Grande/SE


==



O argentino Alejandro Habib toca classicos em seu sax a partir das 21h00 no Restaurante do Armazem Bacco. 

Couvert artistico - R$ 5


==


AGENDA

do

CHORO


Indicamos onde você pode encontrar chorinho ao vivo ou ao rádio, em Aracaju. Quem souber de alterações ou de novos lugares, grupos ou programas, por favor me informe. A intenção é fomentar público para esse gênero musical que quanto mais ouço mais aprecio.

André Teixeira


Renovação do Choro
Bar Chorinho do Inácio


sábados e domingos, 16 às 21h00

ONDE: Rua Canadá, 343 - B. Novo Paraíso (é uma transversal da Rua Rio Grande do Sul, próximo à COHIDRO).


Contato: Inácio 79 9136-1803      

Couvert R$ 4,00


=


Regional Recanto do Chorinho




Bar Recanto do Chorinho


Chorinho aos sábados e domingos



Sábado -- 15 às 18h

Domingos -- das 17 às 20h00 (PONTUALMENTE) Das 20h30 até 00h00 tem o som da Lenny Hall - música romântica)


Além da boa música, a casa serve bebidas, refeições e petiscos para todos os gostos. Fica localizado no Parque da Cidade. Veja algumas fotos do Parque.


Convert R$ 10,00


==




APERIPÊ AM




CHORINHO NAS RÁDIOS




Apresentado por Sérgio Thadeu, o programa, criado por seu pai em setembro de 1985, é uma verdadeira celebração ao Choro, buscando sempre apresentar novidades ou resgatar clássicos do fundo do baú. Um verdadeiro banquete pra quem gosta do ótimo Choro! Vai ao ar todos os domingos das 7 às 9h00




Contato: Sérgio Tadeu




domingonoclube@gmail.com


=


APERIPÊ FM - Programa Choros e Canções,




Apresentado por Ricardo Gama, o programa choros e canções vai ao ar na Aperipê FM sempre às 18h, de segunda à sexta.





Contato: chorosecancoes@aperipe.se.gov.br


 ==


Domingo, 3


==


Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe

Segundo Seminário do FAV - Fórum de Artes Visuais. 1º e 2 de fevereiro de 2013, na  Sociedade Semear, Rua Vila Cristina, 148, Bairro São José, Aracaju- SE

Programação
 Sexta-feira à noite, às 19 horas.
1.      Abertura.
A fala dos representantes das entidades e patrocinadores

  1. Palestras
a-      Cadeia Produtiva das Artes Visuais – Palestrante da Funarte – (A saber ???) Duração: 30min
b-      Coleções e Colecionadores de Obra de Arte – Palestrante convidado Mario Brito - 20min
c-      Os Valores da Obra de Arte – Coordenador do FAVS - Antônio da Cruz – 20min
d-      Respostas às perguntas escritas e repassadas para a mesa.

3.      Os Grupos de Trabalho
1-   A dinâmica
Os cinco grupos de trabalho discutirão e identificarão os elementos constitutivos da cadeia produtiva na Pré-produção; Produção; Pós-produção; Difusão; e Circulação de obras de arte, montando um diagrama para apresentar em plenária, considerando o conteúdo das palestras e dos textos encontrados nas pastas. O documento final se constituirá do original apresentado com os acréscimos e/ou supressões nos textos e os diagramas da cadeia produtiva. Este documento final será enviado a todas as Secult de Sergipe, junto ao planejamento estratégico elaborado em 2011, no Primeiro Seminário do Fórum de Artes Visuais.

2-   Horários
a-    8h30min - Início com a Leitura dos documentos.
b-      9h30min – pausa para café
c-      9h40 - Em plenária serão apresentados os trabalhos e, em discussão, serão complementados os diagramas de cada um dos grupos que porventura estejam incompletos.

1.      11h00 - Eleição dos novos coordenadores,
                    Observando-se os critérios do regimento.
2.        12h - Posse dos novos coordenadores. E a data da próxima reunião.

Notas
1-       Esta programação poderá sofrer alteração.
2-      Divulgaremos o nome do palestrante da Funarte assim que a Secult nos confirmar.

Patrocínio: Sociedade Semear, Jornal do Dia e SECULT - Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe

Acompanhe o quê acontece no mundo do Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe. Visite o nosso Blog:
Visite o Blog, leia os motivos e assine a Petição para o governo do Estado reativar a Galeira de Arte da Atalaia com o nome de Arthur Bispo do Rosário. Participe!
:::::::::::::::::::::::::   :::::::::::::::::::::::::::



Poe-mails ou poemeio


Este livro nasceu da mesma forma que os poemas que lhe dão corpo e alma: do acaso do olhar encontrar e tentar registrar o belo com essa máquina de fotografar sentimento que é a linguagem. Utilizei como processo de escrita não ter um processo de escrita. O norte maior foi sempre o sentir dessa relação com a provocante Beleza, onde quer que Ela  se manifestasse: numa palavra ou comentário, numa pintura ou foto, numa   música, no silêncio ou até mesmo no vazio pós tudo. Foi escrito entre os anos de 2007 e 2010, utilizando como suporte o meio ambiente digital.


LEIA MAIS AQUI]



[AQUI, entrevista concedida ao jornalista Rian Santos em seu blog Spleen e Charutos,sobre o livro 'poe-mails' 



O livro está registrado sob licença Creative Commons 3.0. Significa que ele pode ser copiado e distribuído desde que sem finalidade comercial. Além disso pode ser modificado e redistribuído.

Saiba mais em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/legalcode

Nenhum comentário:

Postar um comentário