2 de junho de 2013

Arte e Cultura em Aracaju, de 3 a 10 de junho de 2013

poesia


José Duro

Em Busca

Ponho os olhos em mim, como se olhasse um estranho, 
E choro de me ver tão outro, tão mudado… 
Sem desvendar a causa, o íntimo cuidado 
Que sofro do meu mal — o mal de que provenho. 

Já não sou aquele Eu do tempo que é passado, 
Pastor das ilusões perdi o meu rebanho, 
Não sei do meu amor, saúde não na tenho, 
E a vida sem saúde é um sofrer dobrado. 

A minh’alma rasgou-ma o trágico Desgosto 
Nas silvas do abandono, à hora do sol-posto, 
Quando o azul começa a diluir-se em astros… 

E à beira do caminho, até lá muito longe, 
Como um mendigo só, como um sombrio monge, 
Anda o meu coração em busca dos seus rastros… 


(in Antologia de Poetas Alentejanos) 

-

Fonte: http://www.astormentas.com/


==


TODOS OS SÁBADOS
Das 21 às 22h00, na sintonia da  Aperipê FM 104,9 para todo Sergipe, e para o resto do mundo pelo www.ideastek.net/aperipefm/

F A C E BOOK https://www.facebook.com/redelocal?fref=ts


== 


ÚLTIMA CHAMADA!

Inscrições até dia 7 de junho!




"Tire suas músicas da gaveta e mostre ao mundo! Estão abertas até o dia 7 de junho as inscrições para o V Festival de Música da Aperipê, promovido pela Fundação Aperipê em parceria com a Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB).



Mais informações no site http://www.aperipe.com.br/


==


programação completa...



.  T  E  R  Ç  A  -  4  .


RODA de LEITURA


9h

Acesso gratuito


==




Vamos ocupar o auditório da Neoworking na terça, dia 4, às 19h pra ver o documentário Occupy Love, do diretor Velcrow Ripper (2013, 1h20)!
Entrada: Gratuita.
Arte do cartaz: Mônica Déda
facebook.com/monicadeda

Mas... do que se trata mesmo??

Bom, tudo começou com a Primavera Árabe, no final de 2010. Depois, aberto o caminho das possibilidades utópicas, surgiram os Indignados na Espanha, o Occupy Wall Street em NYC e os mais variados Ocupas em todo o mundo, todos eles envolvidos por uma grande ideia comum: construir um pequeno 'laboratório de impossibilidades’ cujo ingrediente básico trabalhado por todos é o próprio sentimento fundador de qualquer relação genuinamente social: o amor.

É a partir daí que Velcrow mergulha no que ele chama de “revolução do coração” pra tentar entender “como a crise pela qual estamos passando poderia se tornar uma história de amor”. Após o filme vai rolar um bate-papo com Thiago TRocha, que teve uma experiência de cinco meses com o Occupy Wall Street no ano passado e escreveu um livro sobre o movimento a ser publicado em breve.

Se aprochegue então, puxe uma cadeira... ops, cadeira não, pois todas as cadeiras serão retiradas pra que a gente entre no clima e recrie a proximidade que esses movimentos tanto buscam resgatar! Traga sua canga, sua toalha de picnic, uma comida pra compartilhar e a sua voz pra esse debate que pretende também fomentar ideias pra possíveis ações em nossa própria cidade! 



==


.  Q  U  A  R  T  A  -  5  .





==


Concerto de ORSSE terá participação especial dos grupos Cataluzes e Brasileiríssimo

O mês de junho é marcado pelas celebrações populares no Nordeste, e este ano, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) também entrará no clima e realizará dois concertos inesquecíveis para os músicos e também para o seu público. O primeiro desses concertos acontecerá na quarta-feira, 5 de junho, no Teatro Tobias Barreto e contará com a presença de dois convidados que prometem surpreender a todos.



A apresentação que terá início às 20h30, contará com a regência do maestro assistente, Daniel Nery, e terá participações especiais do grupo Cataluzes e também do grupo de choro Brasileiríssimo, dois grupos que têm grande referência na música popular sergipana e que encantam com suas músicas e sonoridade.

No repertório, músicas conhecidas do público, como ‘Carinhoso’ e ‘Lamentos’, de Pixiguinha e João de Barro; ‘Tico-Tico no Fubá’, de Zequinha de Abreu; ‘Pedacinhos do Céu’, de Valdir Azevedo; e muitas outras, que terão a participação do grupo Brasileiríssimo. Já o grupo Cataluzes, cantará, entre outras canções ‘Cheiro da Terra’, ‘Viola Guia’ e ‘Paixão de Aprendiz’.

Para Daniel Nery, a apresentação é uma das principais novidades da temporada 2013 do grupo e promete surpreender o público que prestigiar a apresentação. "Reunir o Grupo Cataluzes e o Brasileirissimo, onde o primeiro representa a cultura e a tradição do nosso estado e o segundo, a essência da música brasileira através do choro, vai ao encontro do projeto da ORSSE de fomentar a produção local fortalecendo a interlocução com os movimentos culturais sergipanos, levando a nossa cultura ao país", diz Daniel.

O músico do grupo Cataluzes, Antônio Amaral, destaca que as expectativas para o concerto são muito positivas e que o grupo está esperando ansiosamente a apresentação. “É um prazer muito grande podermos nos apresentar com a ORSSE, pois é uma oportunidade que vamos ter de executarmos nossas músicas com arranjos sinfônicos. Acreditamos que será algo bastante significativo para o grupo e também para o público”, completou.

Os ingressos para esta apresentação já estão sendo vendidos na bilheteria do teatro a preços populares. A Orquestra Sinfônica de Sergipe é uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Sobre o regente e convidados

Daniel Nery é regente assistente da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em música pela mesma instituição. Tem na sua formação, nomes da regência orquestral e coral como Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Johannes Schlaefli (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), e Fábio Mechetti.

Nery já esteve à frente de importantes orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Em Atibaia/SP, foi regente do Coral Masculino Cantores de Atibaia e da Banda Sinfônica Primeiro Movimento, além de dirigir a Orquestra Jovem e a Big Band municipais. Premiado no I Concurso Carlos Gomes para Jovens Regentes, é também professor de regência na Universidade Federal de Sergipe.

Grupo Brasileiríssimo

O Grupo Brasileiríssimo é um grupo de choro que há dois anos atua no cenário musical de Sergipe e vem expandindo os horizontes da música brasileira, através do trabalho de pesquisa e divulgação do choro. Eles apresentam ao público um repertório variado de composições dos mais representativos compositores nacionais, arranjadas, especificamente, para formação do grupo. É formado por Ricardo Vieira (violão 7 cordas e arranjos), Everson Vimes (violão 6 cordas), Felipe Freitas (clarinete), Fernando Freitas (bandolim), Felipe Lima (pandeiro) e Maiume Vieira (vocal).

Em seu primeiro ano de formação, o Grupo Brasileiríssimo teve a honra de dividir o palco do Teatro Atheneu com os grandes ícones do Choro como Zé da Velha e Silvério Pontes. Ainda em 2012, teve a música Maxichorando (Ricardo Vieira) como finalista do IV Festival de música da Aperipê, em Aracaju/SE.

Em 2013, iniciou suas atividades musicais participando do XXXVIII Encontro Cultural de Laranjeiras (Laranjeiras/SE) e durante os meses de fevereiro e março produziu a I Temporada de Choro no Café da Gente, anexo ao Museu da Gente Sergipana, tornando este um dos principais points do choro sergipano na atualidade.

Nos últimos meses o grupo tem voluntariamente contribuído para o resgate do Choro ao vivo nas rádios, apresentando-se quinzenalmente no programa ‘Choros e Canções’, da Rádio Aperipê FM, levando além da música, uma série de informações sobre a história e curiosidades do Choro e seus compositores.

Atualmente, o grupo tem participado de importantes eventos da música local, tal como a série de concertos didáticos do Circuito SESC de Música 2013, além da II Temporada de Choro no Café da Gente. Para firmar o propósito artístico cultural do grupo, está em fase de produção o primeiro CD do Grupo, com composições autorais abrangendo os diversos ritmos do gênero, tais como o Maxixe e o Choro Canção.

Grupo Cataluzes

O grupo Cataluzes nasceu no início dos anos 80, e tem uma trajetória significativa não só na realização de shows, mas também na participação de eventos, como festivais, encontros culturais e programas de televisão. Em 1983 gravou o seu primeiro disco, ‘Viagem Cigana’, com arranjos, regência e participação instrumental do maestro Paulo Moura, além das presenças de Rui Quaresma (violão e direção de estúdio), Jaques Morelembaum (cello), Joel Nascimento (bandolim), Túlio Mourão (teclados) e Jorge Degas (baixo), entre outros.

Seu segundo disco, ‘Sangue D'alma’, com músicas inéditas, foi lançado em janeiro de 2001. Em 2007 o grupo realizou uma turnê por Portugal, onde fez diversas apresentações pelo país. A formação atual do grupo é Valdefrê (voz e violão), Cláudio Miguel (voz e violão), Oswaldo Gomes (voz e violão) e Tonho Amaral (percussão)



==




==


.  Q  U  I  N  T  A  -  6  .



Ingressos à venda na secretaria do teatro e na Casa do Artista (Calçadão das Laranjeiras - Centro) R$ 10,00

Informações (79) 8842-3537 ou (79) 8811-7034



==


Oakhill Irish Pub
apresenta: 

banda TAKE 1



ENDEREÇO: Av. Gonçalo Prado Rollemberg, 459

HORÁRIO: das 20h30 até 23h00


==



PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira 




20h - O Natimorto (Grupo Caixa Cênica)
da obra de Lorenço Mutrelli 


Sexta-feira 
19h- Na hora H (Grupo Êxtase)
21h- O Coiote (Cia. de Teatro Stultifera Navis)

Sábado 
20h- A Lição (Cia. de Teatro Stultifera Navis)
21h- C(S)em Nelson! (Cia. de Teatro Stultifera Navis)

Domingo
17h- Faz de conta (Companhia Ponto de Teatro)


==


.  S  E  X  T  A  -  7  .




==





RELEASE
Anavantou! Grupo Membrana com participação de  Nino Karvan em turnê pela Bélgica com o grupo instrumental belga Turdus Philomelos.
Como parte da programação de lançamento do filme "A Pelada", do diretor belga Damien Chemin, o grupo de jazz percussivo Membrana, com os músicos sergipanos Dudu Prudente, Julio Rego e Pedrinho Mendonça, com a participação do cantor e compositor Nino Karvan,  viajam para a Bélgica no dia 11 de junho para uma turnê de nome “Anavantou”, com o grupo instrumental belga Turdus Philomelos. Trata-se de um intercâmbio musical entre esses 2 grupos, que de alguma forma se utilizam das sonoridades tradicionais dos seus países em seus trabalhos e que, no show “Anavantou”, farão uma mistura destes ritmos e influências distintas, resultando em um repertório inusitado, com versões belgo-brasileiras de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Hermeto Pascoal, Trio Nordestino, contando também com uma versão especial do sucesso “Quero Ver Meu Bem” da dupla sergipana Zé Rosendo e Marluce.          
“A Pelada” é uma co-produção  Bélgica, Brasil e França, dirigida pelo belga Damien Chemin, inteiramente gravado em Aracaju, tendo a cidade e os costumes da sociedade sergipana como pano de fundo de uma comédia de costumes. O filme será lançado em diversas salas de cinema na Bélgica, durante o mês de junho.
A convite do diretor Damien Chemin, o produtor musical sergipano Dudu Prudente assina a trilha sonora do filme, que tem como bases as variadas sonoridades do ambiente musical sergipano, do tradicional ao radiofônico. “Após o processo de produção da trilha do filme, tivemos a idéia, eu e Damien, de estreitar a relação musical entre o nordeste brasileiro e a Europa em show híbrido. Daí surgiu a idéia de unir os músicos do Membrana (Brasil) e Turdus Philomelos (Bélgica), ambos com trabalhos que mesclam o contemporâneo com a música tradicional dos seus países. O show contará também com a presença do cantor e compositor sergipano Nino Karvan, interpretando Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença e músicas do seu disco autoral “Aquarela pra Pandeiro”. Esperamos com isso um clima experimental, já que a idéia  é mesclar células rítmicas nordestinas e européias como baião, xote, ska, polka, arrastapé, etc.” Explica Dudu Prudente.
Com a  Turdurs, os músicos sergipanos farão uma série de oito shows por cidades da Bélgica no período de 11 de junho a 11 de julho.
                Os shows acontecem nas seguintes datas e locais:
-       dia 20/06 - Consulado do Brasil em Bruxelas,
-       - dia 21/06 - Beauvechain,
-       25/06 – entrevista e show case em rede nacional pela rádio Lá Premiére
-       dia 26/06 – Namur
-       dia 27/06 - Liège
-       dias 28, 29 e 30 em  Bruxelas.
“Sem dúvida essa é uma oportunidade muito interessante para os artistas sergipanos que participam do projeto, pois além da experiência sensacional do intercâmbio com os músicos belgas,  os shows serão gravados em áudio e vídeo, visando a criação de um portfólio que servirá de material promocional para auxiliar na captação de recursos para futuras turnês, inclusive aqui em Sergipe, o que já é previsto” enfatiza o cantor Nino Karvan.
O nome “Anavantou”, surgiu de um brainstorm com Dudu Prudente e Damien Chemin, numa viagem de trem Bruxelas-Paris. A expressão em francês "En avant toute!” significa "vamos para frente". Frase usada nas quadrilhas para marcar o movimentação dos dançarinos e que passou a ser pronunciado: "anavantou!" no Nordeste. A intenção é passar a idéia de fusão cultural, já a partir do nome da turnê.
O projeto “Anavantou” conta com  apoio da Secult/SE, que através do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, destinou um valor referente a duas passagens aéreas.

==



A G E N D A  do  C H O R O

Aracaju

Mudamos AGENDA do CHORO para sexta devido à temporada de choro que está no segundo mês caminhando para o terceiro mês muito bem obrigado.

Junta-se ao Bar do Inácio e ao Recanto do Chorinho, ambos com apresentações aos sábados e domingos, o Café da Gente, localizado no Museu da Gente Sergipana, com temporadas mensais de apresentações de Chorinho.


Aqui nesta AGENDA, indicamos onde você pode encontrar o chorinho ao vivo ou ao rádio, em Aracaju. Quem souber de alterações ou de novos lugares, grupos ou programas, por favor me informe. A intenção é fomentar público para esse gênero musical que quanto mais ouço mais aprecio.

André Teixeira


Renovação do Choro
Bar Chorinho do Inácio


sábados e domingos, 16 às 21h00

ONDE: Rua Canadá, 343 - B. Novo Paraíso (é uma transversal da Rua Rio Grande do Sul, próximo à COHIDRO).


Contato: Inácio 79 9136-1803      

Couvert R$ 5,00


=


Regional Recanto do Chorinho




LOCAL:
Bar Recanto do Chorinho

Chorinho aos sábados e domingos

Sábado -- 15 às 18h

Domingos -- das 17 às 20h00 (PONTUALMENTE) Das 20h30 até 00h00 tem o som da Lenny Hall - música romântica)

Além da boa música, a casa serve bebidas, refeições e petiscos para todos os gostos. Fica localizado no Parque da Cidade. Veja algumas fotos do Parque.

Convert R$ 10,00


==


. C H O R O
 no 
R Á D I O .


APERIPÊ AM




Apresentado por Sérgio Thadeu, o programa, criado por seu pai em setembro de 1985, é uma verdadeira celebração ao Choro, buscando sempre apresentar novidades ou resgatar clássicos do fundo do baú. Um verdadeiro banquete pra quem gosta do ótimo Choro! Vai ao ar todos os domingos das 7 às 9h00, Transmitindo pela sintonia da Aperipê AM 630 e pela internet no site  http://www.ideastek.net/aperipeam/



Contato: Sérgio Tadeu



domingonoclube@gmail.com


=


APERIPÊ FM - Programa Choros e Canções: Apresentado por Ricardo Gama, o programa Choros e Canções vai ao ar na Aperipê FM sempre às 18h00, de segunda à sexta. 

CHORINHO AO VIVO quinzenalmente no programa!

Uma novidade no Choros e Canções é a transmissão ao vivo do quadro quinzenal RODA de CHORO, com o grupo Brasileiríssimo se apresentando ao vivo!

Transmitindo pela sintonia 104,9 e pela internet no site http://www.ideastek.net/aperipefm/





Contato: chorosecancoes@aperipe.se.gov.br


==


Clássicos ao piano com Manuel Vieira Jr.


O pianista Manoel Vieira Jr. toca clássicos em seu teclado a partir das 21h00.

Local: Restaurante Armazem Bacco. 



Couvert artistico - R$ 5



==



Sextas e Sábados





Saindo do habitual som de barzinho, Mário João e Paulinho Araújo se misturam entre instrumentos e vozes trazendo músicas que viajam desde o rock ao baião, do samba a milonga e da bossa-nova ao folk. Sextas e Sábados na Villa Madre Pizzaria que fica entre o Di Vino e a Pandoro na rua Professor Antônio Fagundes de Melo, 156, Treze de Julho.


==



.  S  Á  B  A  D  O  -  8  .




Aniversario de 3 anos de Igor Rodsi e Banda VIBE



Mais um ano se passou, estamos completando 3 anos de existência e vamos comemorar no Chopp Treze, com as participações especiais de TorugoTeles e as banda Made in casa e Banquete...ainda terão as participações de varios amigos, será uma grande festa, dia 8, próximo sabado, a partir das 22h.


==





==




Alejandro Habib toca clássicos do jazz a partir das 21h00

Local: Restaurante do Armazem Bacco. 

Couvert artistico - R$ 5




==




A PelaCena Produções traz de volta a Aracaju o show da PLASTIC FIRE. Destaque da cena hardcore no sul do país, a banda vem fazendo turnê pelo Brasil, participando de alguns festivais e programas da música alternativa (DoSol, Verdurada, Trama, Oi Novo Som). Prestes a lançar mais um álbum, a banda promete fazer um show cheio de energia para o público aracajuano! Compareçam!


BANDAS:

- Plastic Fire (RJ) - https://www.facebook.com/PlasticFireOficial?fref=ts

- Running Back - https://www.facebook.com/runningbackoficial?fref=ts

- Tody's Trouble Band - https://www.facebook.com/pages/Todys-Trouble-Band/130603247031996?fref=ts

- Holidays - https://www.facebook.com/pages/Holidays/287686147923598


Data: 07 de Junho
Local: Casa Rua da Cultura
Valor da Entrada: 
As 50 primeiras pessoas: R$10,00; 

Depois: R$15,00


==


.  D o m i n g o , 1 0  .



==





:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


.  PRÓXIMAS ATIVIDADES...




PRÓXIMA QUARTA, "ESPECIAL DE DIA DOS NAMORADOS", VENHA COMEMORAR OU VENHA ACHAR SEU PAR... TEQUILA DOBRADA E CATUABA DOBRADA. NO CHE!

* JULIO ANDRADE (The Baggios) - Vocalista e guitarrista da renomada banda 'The Baggios', Julio Andrade vem para abrilhantar a Quarta Acústica do Che, pra uma noite tão especial, nada mais justo.

* LAILA OLIVEIRA - Com seu repertório baseado em MPB e Reggae, Laila Oliveira vem pra embalar a noite dos namorados com os maiores clássicos.

TEM HORA PRA COMEÇAR MAS NÃO TEM HORA PRA ACABAR!


==


grupo RENANTIQUE


14 de junho, sexta às 20h
SOFISE (Sociedade Filarmônica de Sergipe), rua São Cristóvão, 431 - Centro
Entrada franca


==







. OUTRAS ATIVIDADES:


EXPOSIÇÕES ABERTAS À VISITAÇÃO





O AMOR EM RETALHOS
Gabi Etinger

As sensações suscitadas pelos laços de afeto não residem apenas na superfície plácida do vocabulário amoroso. A investigação iconográfica da artista visual Gabi Etinger, alicerce de uma poética voltada para a representação das relações humanas, apreende o âmago do enlace e reduz os seus contornos aos traços essenciais. Uma alegoria em preto, branco e vermelho, dedicada aos conflitos, delicias e expectativas inerentes à casualidade do encontro.

O amor em retalhos, uma colcha gigantesca, costurada pela sensibilidade da artista, cobre as paredes da galeria para envolver o visitante numa trama de sentimentos contraditórios e fragmentados. Um mosaico em stencil, vazado pelas promessas silenciosas que assaltam o coração estilizado no centro dos trabalhos.

Dividida em seis fases (Êxtase, Ansiedade, Decepção, Desejo, Intimidade e Cumplicidade), a mostra propõe um mergulho íntimo no escuro intransponível do indivíduo. Nas reações despertadas, o outro, razão primeira do esforço criativo.



Rian Santos
Curadoria

Ficha técnica:

Alisson Coutto: Ambiência
Alexandre Gomes: Trilha sonora
Dani Etinger: Videografia
Assessoria de imprensa: Calango Design e Comunicação e Sociedade Semear


==


No Café da Gente Exposição Fotográfica "EMBLEMÁTICO SERTÃO", do fotógrafo Nailson Moura



Nordestino, sertanejo, beradeiro, nascido às margens do Velho Chico, no alto sertão sergipano, na pequena e bela cidade de GARARU, Nailson Moura tem conciliado há pouco mais de quatro anos o seu trabalho diário na Petrobras com a fotografia.

Com um trabalho baseado em duas obras consagradas da literatura nacional, os livros Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Os Sertões, de Euclides da Cunha, com recursos próprios, tem viajado pelos sertões do nordeste procurando registrar o homem, a terra e como ele sobrevive nesse ambiente.


==



5º FAM e SesCanção 2013 estão com as inscrições abertas!



E O 





O Sesc abre nessa segunda-feira, 29/04, as inscrições para a 14ª edição da Mostra Sergipana de Música – Sescanção. O regulamento e o formulário estão disponíveis no www.sesc-se.com.br/sescancao .

O Sescanção - grande encontro da música sergipana - acontecerá dia 31 de outubro, no Teatro Atheneu - palco de apresentação das 14 músicas selecionadas previamente para a Mostra.

Inscrição:
Sesc Centro – Rua Dom José Thomaz, 235
Casa do Artista – Calçadão da Rua Laranjeiras

Mais informações: 3216-2726 / contato@sesc-se.com.br



==


LIVRO DE POESIAS


Poe-mails ou poemeio


Este livro nasceu da mesma forma que os poemas que lhe dão corpo e alma: do acaso do olhar encontrar e tentar registrar o belo com essa máquina de fotografar sentimento que é a linguagem. Utilizei como processo de escrita não ter um processo de escrita. O norte maior foi sempre o sentir dessa relação com a provocante Beleza, onde quer que Ela  se manifestasse: numa palavra ou comentário, numa pintura ou foto, numa   música, no silêncio ou até mesmo no vazio pós tudo. Foi escrito entre os anos de 2007 e 2010, utilizando como suporte o meio ambiente digital.


LEIA MAIS AQUI]



[AQUI, entrevista concedida ao jornalista Rian Santos em seu blog Spleen e Charutos,sobre o livro 'poe-mails' 



O livro está registrado sob licença Creative Commons 3.0. Significa que ele pode ser copiado e distribuído desde que sem finalidade comercial. Além disso pode ser modificado e redistribuído.

Saiba mais em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/legalcode

:::::::::::::::::::::::::::::::

Nenhum comentário:

Postar um comentário