1 de setembro de 2015

Arte e Cultura em Aracaju, de 1 a 6 de setembro de 2015

poesia


de Mariana Basílio

Eu sei que toco o firmamento
eu sei que toco os dedos da noite
eu sei que toco o que te prende
a um cometa desvairado
quando toco o último fado
a ser feito -
como um animal que morre 
a cada novo grito de um alvorecer:
renasço neste instante.
E eu sei que é tarde quando se é cedo,
beijando-te a carne mole, a carne
que fede do ânus aos olhos
de um avestruz 
por
tua 
sombra
que se recobre do pó estrelar
de espadaúdos aguilhões.
Abraço-te as ferrugens grudo 
in natura e tua pele enrugada
se estica durante a tarde se estica
e me come me consome os miolos
do pensamento que passam –
como uvas-passas estilhaçadas
nas fronteiras da qualidade
imoral moralíssima 
de fatos
dos frutos 
de bocas pardais.
E eu sei que é cedo quando se é tarde,
porque toco-te as beiradas da voz, e
há um cuspe que te salta os olhos
medonhos de medo e que me traduz:
quando sou a bendita santa
que te alarga as frontes de
pícaras 
que te permite um repouso
rasteiro,
que te ilumina com os olhos
de raposa.
Porque sei.



[do seu próximo livro, sombras & luzes]

--


Fotografia


novo site:   FOTOTEX
























==



Campanha de Financiamento Coletivo


Olá queridos amigos, amigas, fãs, parcerias e familiares!!!

É com muita felicidade e acreditando bastante nesta soma que compartilho com vocês o meu financiamento coletivo para o meu 1º disco solo!!!

Sendo planejado há um tempo, o disco "Atmosfera do Asfalto", ressalta em 13 faixas, uma identidade crua e transparente das minhas poesias lapidadas em timbres peculiares. As canções, emaranhadas nas tradições que emergem do asfalto e da lama, são uma espécie de caçoar ambulante com um equilíbrio singular de toda minha trajetória durante esses dez anos de música. O disco traz referências que vão do cancioneiro popular sergipano ao pop contemporâneo flertados por timbres setentistas que se embriagam no dub jamaicano. 

Vale também dizer que o projeto também consta com a participação de alguns artistas que estarão intervindo em nossa cidade ao longo dessa campanha. 

Então se aveche!!!
Se aprocheguem nessa campanha!!!
Compartilhem, convidem amig@s/familiares e façam parte dessa ATMOSFERA!!!

Para somar é só acessar o link abaixo:
www.bit.ly/elvisboamorte

Curta a minha fanpage:
www.facebook.com/elvisboamorteoficial

Vamos juntos!!!


==


. TERÇA - 1º/09 .


até o dia 13 de setembro acontece o


Uma vasta programação de espetáculos de dança, teatro e circo estarão disponíveis para a população em Aracaju até o dia 13 de setembro, no Festival Sergipano de Artes Cênicas 2015. Promovido pelo Instituto Banese juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento contará com cerca de 30 apresentações divididas entre os teatros Atheneu, Lourival Batista, Tobias Barreto, praças e outros espaços públicos da cidade.

A programação abre nesta terça-feira, 25, com a peça teatral “Vulcão” do Grupo Teatral Caixa Cênica, que será apresentado no Teatro Tobias Barreto, às 20 horas. Monólogo encenado pela atriz, Diane Velôso, Vulcão aborda diversas camadas de uma personagem que passeia por suas lembranças de alegrias e tragédias. A peça tem direção de Sidnei Cruz e texto da dramaturga, Lucianna Mauren, elaborado a partir de fragmentos da vida de Diane Velôso em uma narrativa com intensa carga poética.

Viabilizado através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), o Festival de Artes Cênicas abriga também o V Festival Sergipano de Teatro e a IX Semana de Dança contemplando diversos gostos e faixas etárias.  Ao todo, 29 projetos atenderam as determinações do edital público de seleção, nas categorias de teatro, dança e circo, sendo que alguns realizarão mais de uma apresentação.

Para o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, o Festival é um meio democrático de incentivar os profissionais de artes cênicas e a formação de público em Sergipe. “A Secult tem fortalecido as artes cênicas através de iniciativas efetivas, a exemplo da Temporada Mariano, que só entre março e junho já atingiu mais de 1200 expectadores, como também com o Edital Cezar Macieira” ressalta.

Todos os espetáculos têm entrada franca, sem necessidade de reservas ou retirada de ingressos nos locais das apresentações. Confira a programação completa do Festival:

26 de Agosto

Local: Teatro Lourival Batista

20h - SENHORA DOS RESTOS (DICURI PRODUÇÕES - TEATRO) - SE

consulte a programação completa em



==

. QUARTA - 2 .







==




==





.  QUINTA - 3  .




HOJE às 12h, na Unidade Comércio, tem pocket show com Ronise Ramos e Ivan Reis. Esperamos você! ‪

'Sescanção2015‬'

Entrada gratuita


==




O Cine Mais Ufs, projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social, realizará na próxima quinta (3) a exibição e debate do filme israelense "Nota de Rodapé".

"Eliezer (Shlomo Bar-Aba) e Uriel Shkolnik (Lior Ashkenazi) são pai e filho que, além de serem professores excêntricos, dedicaram a vida ao estudo do Talmude, o livro sagrado dos judeus. Eliezer tem uma forte rejeição ao mundo acadêmico, por jamais ter sido reconhecido pelo trabalho realizado. Por outro lado, Uriel é uma estrela em ascensão, sendo cada vez mais bajulado pelos seus pares. Só que, um dia, Eliezer é agraciado com o Prêmio Israel, uma grande honraria concedida na vida acadêmica do país. Seu filho fica contente pelo pai enfim ser reconhecido, mas uma reviravolta faz com que tenha que escolher entre sua carreira e o apoio ao pai".

O Cine Mais UFS acontecerá, excepcionalmente, no auditório da ADUFS no Campus São Cristovão - UFS às 14:30. O evento é aberto a comunidade em geral e está dentro da programação de greve da universidade.


==

ORSSE apresenta:


Meia-noite em Paris - Música francesa de diferentes épocas



Viva a música francesa e suas diferentes épocas. Barroco, impressionismo e neoclassicismo em três momentos distintos. Não perca mais uma grande apresentação da sua Orsse, sob a regência de Guilherme Mannis.

Repertório:

GUILHERME MANNIS, regente

Claude DEBUSSY (1862-1918)
Prélude à l’après-midi d’un faune

Jean-Philippe RAMEAU (1683-1764)
Castor et Pollux (Suíte instrumental da Tragedie em Musique)
1. Ouverture
2. Gavotte
3. Tambourin
4. Chaconne

Francis POULENC (1899-1963)
Sinfonietta
1. Allegro com fuoco
2. Molto vivace
3. Andante Cantabile
4. Très vite et très gai

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia), à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto à partir de quarta-feira, 26 de agosto.

Realização: Secretaria de Estado da Cultura/ Governo de Sergipe


==




"desde tempos imemoriais, as canções são como bálsamo para as mais fundas feridas humanas: o ódio, a separação, a indiferença, a guerra, o medo, o desamor, o desvio do caminho. cantar para dispersar as nuvens cinzas de chumbo. aliviar a dor da espera. atestar o devir. inéditas autorais e releituras de Cátia de França, Trio Os Ticoãs e Edu Lobo.
este show é uma copilação de canções que curam.
xamanismo sensorial e orgânico. 
work in process para o novo disco.
ensaio aberto para experimentos sutis.
quem tiver ouvidos ouça.
quem estiver atento, sinta."



==






==






==

.  SEXTA - 4  .




Com o objetivo de manter vivo o choro, um dos estilos musicais mais antigos do Brasil, nasceu o projeto O Chorinho de Armandinho. Neste trabalho, Armandinho Macêdo, acompanhado de violão sete cordas, cavaquinho e pandeiro faz uma síntese de suas principais vertentes artístico-musicais. O chorinho, misturado ao rock e pop são interpretados pelo músico, no seu estilo inconfundível de tocar o bandolim e a guitarra baiana. 
O show vai ser dividido em duas partes, a primeira o Brasileiríssimo fará uma mostra dos grandes clássicos do choro bem como composições autorais. Na segunda parte Armandinho vai proporcionar uma mistura que só o mestre sabe fazer. Conhecido pela referência dos carnavais de Salvador e pela “Guitarra Baiana”, por ele assim batizada. Transformou o bandolim acrescentando uma quinta corda e dando novos rumos ao choro regional, em misturas que levam Jacob do Bandolim a Jimmy Hendrix, Beatles ao Época de Ouro. Transformando o pop em choro e o choro em carnaval, Armandinho se apresenta nos palcos do Brasil e do mundo, mostrando uma diversidade musical inigualável um talento incomum que lhe coloca no patamar dos grandes da música. O público vai poder conferir de perto, no Teatro Atheneu, dia 4 de setembro.



==



Quanto Vale o Show?

Café Sexy + Honeysand + Foo Fighters Cover

Contribuição espontânea!

Caverna Rockbar


==



A música Folk encontra-se presente no universo do Rock n’ Roll desde os seus primórdios. O Folk se caracterizou por suas canções que gritavam por liberdade, igualdade e mais humanidade, sempre acompanhado por violões, banjos e mandolins. Seus trovadores solitários mandavam mensagens para o mundo em forma de canções. No meio dos anos 60 o movimento Folk teve o seu ápice com Bob Dylan. Entoando seus hinos eternos, Dylan acabou influenciando diversos artistas e bandas que procuravam entender a riqueza de suas canções. Todo o mundo entrou na onda! E assim nasceu o Folk Rock! The Byrds, Beatles, Beach Boys, Rolling Stones, Simon and Garfunkel, James Taylor, Buffalo Springfield, Neil Young, Joni Mitchell. Estes, entre muitos outros, embarcaram nessa estética que se somou a diversos elementos de outros estilos, consagrando o que hoje conhecemos como Folk Rock.

E é este o Folk Rock que Arthur Matos, Little Mell (Máquina Blues) e Rafael Ramos (Couttoorquestra) vêm apresentar nesta noite mais do que especial no Bistrô do Artista! De Bob Dylan a Neil Young, de Joni Mitchell a Carole King, de Simon and Garfunkel a Crosby Stills and Nash. E muito mais!

E antes disso, Arthur Matos, maior representante do Folk Rock no estado de Sergipe, apresentará em seu show de abertura algumas canções dos seus três discos autorais, além de algumas canções inéditas do seu quarto disco que ainda está em fase de produção.

Imperdível!

Local: Bistrô do Artista - Av Cecilia Meireles 456 Inácio Barbosa


==




Uma noite pra dançar e se divertir com Academia da Berlinda + Mestre Madruguinha e Os Serelepes + DJ Rafa Aragao + Noite Pélvica!!!

Ingressos à venda na Zip Náutica (Shopping Jardins).
>>> 2º lote R$ 30,00.


Che Music Bar - Rua Capitão Joaquim Martins Fontes, 180 - Farolândia,


==


AGENDA do CHORO 
 Aracaju


Projeto Movimento do Choro Sergipano

no Café da Gente


Vamos que vamos!!! 

Endereço: Av. Ivo do Prado 398 (Anexo ao Museu da Gente Sergipana) 

Informações: (79) 3246-3186 ou 9974-2253.


==


Renovação do Choro

e no 

Bar Chorinho do Inácio

sábados e domingos, 16 às 21h00

ONDE: Rua Canadá, 343 - B. Novo Paraíso (é uma transversal da Rua Rio Grande do Sul, próximo à COHIDRO).


Contato: Inácio 79 9136-1803      

Couvert R$ 5,00


=


Regional Recanto do Chorinho




LOCAL:
Bar Recanto do Chorinho

Chorinho aos sábados e domingos

Sábado -- 15 às 18h

Domingos -- das 17 às 20h00 (PONTUALMENTE) Das 20h30 até 00h00 tem o som da Lenny Hall - música romântica)

Além da boa música, a casa serve bebidas, refeições e petiscos para todos os gostos. Fica localizado no Parque da Cidade. Veja algumas fotos do Parque.

Convert R$ 10,00


==


. C H O R O
 no 
R Á D I O .


APERIPÊ AM




Apresentado por Sérgio Thadeu, o programa, criado por seu pai em setembro de 1985, é uma verdadeira celebração ao Choro, buscando sempre apresentar novidades ou resgatar clássicos do fundo do baú. Um verdadeiro banquete pra quem gosta do ótimo Choro! Vai ao ar todos os domingos das 7 às 9h00, Transmitindo pela sintonia da Aperipê AM 630 e pela internet no site  http://www.ideastek.net/aperipeam/



Contato: Sérgio Tadeu



domingonoclube@gmail.com


=


APERIPÊ FM - Programa Choros e Canções: Apresentado por Ricardo Gama, o programa Choros e Canções vai ao ar na Aperipê FM sempre às 18h00, de segunda à sexta. 

CHORINHO AO VIVO quinzenalmente no programa!


Uma novidade no Choros e Canções é a transmissão ao vivo do quadro quinzenal RODA de CHORO, com o grupo Brasileiríssimo se apresentando ao vivo!


Transmitindo pela sintonia 104,9 e pela internet no site http://www.ideastek.net/aperipefm/





Contato: chorosecancoes@aperipe.se.gov.br


==

. S Á B A D O - 5 .



DANÇA

SALUBÁ - Grupo de Dança Afro da Unegro convida:



Esta é uma chamada para o primeiro ensaio do SALUBÁ - Grupo de Dança Afro da Unegro em Sergipe.

- Neste momento de formação, o grupo está aberto para todas as pessoas, de todos os lugares e idades;
- Para participar deste primeiro ensaio, solicitamos que você vá com roupas leves, que não prejudiquem os movimentos do seu corpo, traga sua água e lanche para partilha;
- Também pedimos aos participantes R$ 5,00 (cinco reais) de colaboração;
- Se você se atrasar e perder o alongamento e diálogo iniciais não poderá participar, por isso SEJA PONTUAL!
- O encontro se dará no sábado, dia 05 de setembro, às 14h, na Travessa General Prado, Santos Dumont (no alto da Rua Luiz Gonzaga, próximo a Escola Moroni e próximo a Praça da Igreja). Iremos conversar antes e arrumar o local.

MAIS INFORMAÇÕES:
* Sandra Lessa - 88047294
* Thaty Meneses - 91486744

AXÉ! ♥

==




Alex Sant'Anna, acompanhado de uma banda afiada, apresenta o single de seu novo trabalho "Enquanto Espera" e um repertório repleto de músicas autorais.

R$15,00
21:00

Produção: Reciclaria - Casa de Artes e Dani Dutra

Foto do Cartaz: Marcelinho Hora


==

Todo primeiro sábado de cada mês no Alternas Music Bar, acontece o evento "Bicho Solto na Noite", organizado pelo Movimento Bicho Solto.



Essa primeira edição contará com as atrações:

Bons Freaks
Classe Oculta
Mamutes
Dinastia
A Nave
Parada Quente
Big Jam com os músicos das bandas

Serão pequenos shows com uma grande Jam no final. Essa proposta visa mostrar o trabalho autoral de forma dinâmica e divertida.

Contribuição livre (você diz quando quer pagar pelos shows)

Toda a renda do evento será revertida pra custear o "Festival Bicho Solto" que acontecerá no dia 10 de Outubro na Casa da Rua da Cultura.

Curtam nossa página: https://www.facebook.com/Movimentobichosolto



==



No encontro entre a Bateria e o Saxofone, o "Duo em Transe" apresenta um formato diferenciado para a interpretação musical. 

O Duo, que reúne os músicos Dedé Rodrigues e Edvan Aragão propõe um som que transita do choro ao baião e carimbó, perpassando a música latina e o jazz, abrindo espaço ao experimentalismo e à improvisação.

Bateria: Edvan Aragão
Sax: Dedé Rodrigues


==


#MaisReggae

Independência na República - Noite de Reggae


A família Ato Libertário e a família Oganjah vão estar unidas nessa noite mágica, véspera do dia da dita "Independência", celebrando a luta de muitos, a música independente.
Com o retorno aos palcos da banda OGANJAH, que celebra seus 13 anos de luta pela música.

Pode chegar, traga sua VIBE positiva, e um capacete é claro, pois vão rolar várias pedradas!!

E a noite ainda vai contar com as batidas dos Djs, Rafa Aragao e RastaSelecta, com muito groove!!!

Ingressos Antecipados:
R$10,00 (1° Lote)
Ponto de venda: Reggae Station
(Rua Itabaiana, 256 - Centro, fone: 79 3211-3885)


==



Mais uma vez a Terrorismo Distro Selo Produções vem trazendo eventos underground..Agora com Delirios Alucinações e Acidos Lisergicos(rsrs)
Atiçar seus mais obscuros Sentimentos...
Mais uma vez contanto com os Apoio do Caverna Do Jimilennon RockbarCanijan Oliveira Adilson Lima Eduardo Insulto e as Bandas que irão despertar todo os delirios.

Com as Bandas:

Bandlugubre Lugubre
Cruz da Donzela
Stonex
#Necro Pedro Salvador
#Treicha Caverna Rockbar
#Dr.Garage Givas Garage
DIA 05 DE SETEMBRO

ENTRADA: 20 DILMAS

LOCAL: A Caverna Do Jimlennon Bar



==

. DOMINGO - 6 .


__INDEPENDÊNCIA OU ROCK__


_PLÁSTICO LUNAR (REVITROLA)_
_________CASCO____________
________DJ KASKA___________

___ALTERNAS MUSIC BAR_____
____Contribuição espontânea___


==



PROGRAME-SE...

dia 10 de setembro



dia 10 de setembro



Sexta, dia 11 de setembro, às 22:15, o Che Music Bar apresenta o encontro do rock alagoano com o rock sergipano. Wado lançando seu novo álbum '1977' e Werden & Os Pedestres lançando o single 'Laço de Fita'.

Ingressos na hora, 20 R$.


==








12 de setembro

Uma das atrações mais esperadas pelos apreciadores da música popular brasileira, o consagrado cantor Xangai, faz apresentação única em Aracaju. O cantor está fazendo turnê pelo Brasil em parceria com os músicos João Liberato e Ricardo Vieira e desta vez chega ao Teatro Atheneu. 

No repertório estão selecionadas algumas de suas canções mais emblemáticas, que reportam ao universo poético, musical e mítico do sertão brasileiro e que o consagraram ao longo da carreira. Vendas de ingressos a partir do dia 31 de agosto na bilheteria do Atheneu. Contato bilheteria do teatro: (79) 3179-1910 / 3179-1901.

Abaixo,   O cantador Xangai, o violonista Ricardo Vieira e o flautista João Liberato em cantoria...



 


==



E em outubro



Sábado, das 8h às 13h - dias 03, 10, 17 e 24 de outubro de 2015
Local: Auditório da Unidade Centro
Rua Senador Rollemberg, 301, São José
Comerciário e dependente: R$ 90,00
Conveniado: R$ 100,00
Usuário: R$ 110,00

==


Você já baixou o CD daA BANDA DOS CORAÇÕES PARTIDOS?


Mais do que recomendado. BAIXE AQUI


==


POESIA


Poe-mails ou poemeio




O livro está registrado sob licença Creative Commons 3.0. Significa que ele pode ser copiado e distribuído desde que sem finalidade comercial. Além disso pode ser modificado e redistribuído.

Saiba mais em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/legalcode

:::::::::::::::::::::::::::::::


Discos de vinil, cd, dvd, hqs e livros
na

Nenhum comentário:

Postar um comentário