21 de junho de 2017

Arte e Cultura em Aracaju, de 19 a 25 de junho de 2017

POESIA

Langston Huges

JUSTIÇA 


Que a Justiça é uma deusa cega
É uma coisa para a qual nós negros somos sábios:
Sua venda esconde dois buracos feridos
Que talvez quem sabe sejam os olhos.

--

Tradução de Spersivo. In: Viva a Poesia. Disponível em:< http://serpoeta.blogspot.com.br/2008/07/tres-poemas-de-langston-hughes.html>. Acesso em: 24. Jul. 2016.
--

Fonte: http://arspoeticaethumanitas.blogspot.com.br/2016/07/jazzonia-14-poemas-de-langston-hughes.html



==


Segunda
19 / 06 / 2017




Mestrado Interdisciplinar de Cinema da UFS realiza Seminário
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE), em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Produção em Audiovisual (LAPPA), promove o I Seminário Interdisciplinar de Cinema nos próximos dias 19, 20 e 21 de junho. Sediado no Campus de São Cristóvão da UFS, o evento promoverá conferência, minicursos, lançamento de livro, grupos temáticos de trabalho e mesas-redondas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://sicufs.com/

Com a temática central “America Latina e Contemporaneidade”, o evento é fruto da criação do PPGCINE, primeira iniciativa de pós-graduação strictu sensu que vincula o cinema à área Interdisciplinar da Capes no Brasil. O programa surge em 2016, abrigando o Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais como um diferencial relevante para Sergipe e região Nordeste no que diz respeito à pesquisa em cinema.

Diante desse contexto, o cinema latino-americano na contemporaneidade será a temática principal do seminário. Para a organização, a escolha do tema se fundamenta na necessidade do fortalecimento da potência dialógica de nosso cinema latino. Potência esta expressa numa rica produção cinematográfica, capaz de pautar temáticas caras ao nosso continente, como a questão indígena, o colonialismo, as lutas contra as ditaduras, entre tantas outras questões políticas. Além disso, esta produção também está marcada por experimentações estéticas presentes em documentários, ficções, docu-ficções e obras ensaísticas. Nunca abrindo mão, portanto, da concepção de um cinema instituinte, que pensa e dialoga forma e conteúdo como instâncias conjuntas.

O objetivo do evento é propiciar um espaço para divulgação, debate e diálogos entre o cinema e o âmbito da interdisciplinaridade. A ideia é que o seminário possa promover o aperfeiçoamento da formação acadêmica e possibilitar a reflexão sobre a temática com os participantes. Além de reunir pesquisadores, possibilitando encontros e parcerias, fortalecendo as ações na área da cultura e da pesquisa sobre o cinema na América Latina. O público-alvo do evento envolve pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de Cinema e Audiovisual e demais áreas que dialogam com o escopo atingido pelo PPGCINE.

Inscrições: https://sicufs.com/

PROGRAMAÇÃO
19.06 SEGUNDA-FEIRA
08:00 – Minicursos
14:00 – Conferência de abertura “O cinema latino hoje”
Prof. Dr. Tunico Amâncio – UFF
Local: Auditório da Reitoria
16:30 – Lançamento do livro “O(s) São Bernardo(s) de Graciliano Ramos e Leon Hirszman”, do professor Carlos Eduardo Japiassú
Local: Saguão da Reitoria
20.06 TERÇA-FEIRA
08:30 – Grupos de Trabalho
GT Cinema e Educação
GT Cinema e Gênero
GT Cinema e História
GT Cinema e outras Artes
GT Cinema e Religião
14:00 – Mesa-redonda “Cinema e história na obra de Eduardo Coutinho”
Profa. Dra. Claudia Mesquita – UFMG
Prof. Dr. Hamilcar Silveira Dantas- UFS
Local: Auditório da Reitoria
21.06 QUARTA-FEIRA
09:00 – Mesa-redonda “Uma vocação chamada documentário”
Prof. Dr. Laécio Ricardo – UFPE
Prof. Dr. Luiz Gustavo Correia – UFS
Local: Auditório da Bicen
14:00 – Mesa-redonda “Cinema, história e democracia”
Prof. Dr. Eduardo Morettin – USP
Prof. Msc. Caio Amado – UFS
Local: Auditório da Bicen



==


ATÉ DIA 21 DE JUNHO ACONTECE O 



Prepare-se para se divertir, rir, chorar e se emocionar com o Festival Varilux de Cinema Francês deste ano!

A edição de 2017 traz 19 produções francesas, incluindo os mais recentes filmes de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard e Guillaume Canet!

São mais de 55 cidades e 100 salas de cinema, do 7 de junho até o 21 de Junho 2017.

E como sempre, o Festival está cheio de atrações: laboratório de roteiros, debates com os artistas, sessões educativas e de democratização, mesa-redonda com o documentário do ano, entre outras. 

Saiba tudo no site: www.variluxcinefrances.com

EM ARACAJU
Cinema Vitória
Cinemark Shopping Jardins

$$$

Os ingressos são adquiridos nas bilheterias dos cinemas participantes, e os valores variam de acordo com os já praticados por estes.

Todas essas informações e outras estão disponíveis no site oficial do festival: www.variluxcinefrances.com


==


==


Terça
20 / 06


Quarta
21 / 06




A Funcaju, por meio do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, apresenta mais uma edição do Projeto Ocupe a Praça, que neste mês, integra a programação junina de Aracaju. O evento acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, começando sempre às 19h com a exibição de filmes. Em seguida, na Praça General Valadão, daremos continuidade a programação com atrações culturais e feirinha gastronômica, apoiada pelos parceiros dos Food Trucks.

A ação é uma parceria com o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, Assembléia Legislativa de Sergipe, Cacimba de Cinema e Vídeo, Dj Rafa Aragão e Sarau da Quebrada.


==


Quinta
22 / 06 / 2017




Antes de embarcar pra turnê na Europa, o grupo belga/sergipano Anavantou passa por Aracaju pra uma agenda de ensaios e 2 shows de lançamento do novo disco "Brincantes".

Os shows acontecerão nos dias 22/06 (quinta), às 20h, no Museu da Gente Sergipana e no dia 01/07 (sábado), às 21h, na Reciclaria.

Anavantou lança “Brincantes”

Disco com músicos sergipanos e belgas celebra a beleza do encontro festivo e mistura de culturas.

Quando quatro músicos sergipanos e cinco belgas se unem para aproximar suas regiões através da música, o resultado é “Brincantes”: um álbum efervescente e indiscutivelmente plural, rítmico e energizado. 

Composto por 13 faixas e gravado em agosto de 2015, o disco de Anavantou celebra a beleza do encontro e mostra o potencial artístico de uma aproximação de culturas diferentes, sendo que no caso do nordeste brasileiro e Europa, já existe um processo histórico de influências a partir das quadrilhas, o uso do acordeon, vestes e termos, desde o período da colonização.

O processo de concepção estética se inicia em 2013, com o primeiro encontro dos músicos na Bélgica e se desenvolve ao longo das vivências do grupo, em viagens e turnês. Sendo que em 2015, os artistas desenvolveram as composições e arranjos do disco em 2 encontros, em Aracaju (SE) e em um pequeno teatro no interior da Bélgica, se conectando profundamente. Todas as faixas do álbum foram produzidas a partir disso, de forma coletiva e sem métodos específicos, apenas vivendo a música na sua forma mais simples e unificada.

As faixas, carregadas de referências sonoras, passam por uma diversidade de ritmos, cantos, melodias e timbres característicos do nordeste do Brasil e da Europa. Todas elas foram gravadas praticamente ao vivo no estúdio, com poucos overdubs e nove músicos interagindo e criando em tempo real, com línguas diferentes.

Disponível em todas as plataformas digitais, "Brincantes", de Anavantou, será lançado para o público europeu através do selo belga Cypres.

foto: Yasmina Baggili



==


Sexta
23 / 06 / 2017



Sábado
24 / 06 / 2017


==


TODOS OS SÁBADOS



Museu da Gente Sergipana
(79) 3218-1551


==




São João chegou!! É tempo de comidinhas típicas, fogos, chuvinha boa e muito forró no salão!

Temos a alegria de anunciar a temporada "Pífano de Pife Convida", com a banda Pífano de Pife, comandada pelo percussionista e maestro PEDRINHO MENDONÇA, que será o mestre de cerimônia, convidando RODRIGO ZALC (Mil Pássaros-SP), KLEBER MELO, JAQUELINE BARROSO, CAMILA CAMPOS , artistas super especiais pra esquentar ainda mais a noite!

O pífano é um instrumento tradicional característico do nordeste brasileiro, tocado sempre em novenas, toadas, acompanhado de zabumba e pratos.

Teremos ainda barracas com comidas típicas, fogueira e muito quentchura no arraiá!

Se chegue, minha gente!

SÁBADO 17 de junho

Todos os sábados de junho
Hora:        20h30
Local:       Reciclaria
Ingresso: R$ 20,00

--


Domingo
25 / 06 / 2017



==



Exposições


Após SINAIS, última exposição realizada há quase cinco anos no mesmo espaço, o artista permeia novamente pelo campo tridimensional. Desta vez parte da modelagem de esculturas feitas na argila com forma em concreto.

Elias investe e se reinventa na produção dos cachorros, elemento principal da mostra, com a provocação de deixar o público em circulação pelo cinza da urbe. CINZENTOS, segue um trajeto dividido em dois pontos de visitação: “Ocupação” – ocorrida na Galeria de Arte J. Inácio e “INTERVENÇÃO” – a ser realizada na galeria do Sesc.

“A mostra configura-se como uma intervenção no próprio espaço da Unidade do Sesc Centro, além da galeria de arte, convidando o público, principalmente no horário do almoço a refletir sobre os sentimentos e discutir o espaço da arte”, disse Vanderléa Cardoso, arte-educadora da mostra.

A exposição ficará em cartaz até 27/07, das 12 às 20h, com visitas mediadas. Contato para agendamento de escolas 3216-2753. A galeria do Sesc fica na Senador Rollemberg, 301, Bairro São José.


==





==



O Café da Gente Sergipana (anexo ao museu) recebe a primeira exposição individual de Crec Leão na cidade após dois anos, " As Cores Da Fé" foi somente apresentada em recife e chega a cidade no dia 23 deste mês.


PRÓXIMOS EVENTOS...




Nenhum comentário:

Postar um comentário